

Estudantes da UFPR na área de Arquitetura e Urbanismo têm agora mais uma oportunidade de intercâmbio internacional com a França. Foi assinado na manhã desta quinta-feira (9), no Gabinete do Reitor, o convênio entre a Universidade Federal do Paraná e a Escola Nacional Superior de Arquitetura e Paisagem de Bordeaux (ENSAPBX). Participaram da solenidade o reitor Zaki Akel Sobrinho, o professor Kent Fitzsimons, presidente do comitê pedagógico da universidade francesa, o professor Guy Tapie, coordenador do laboratório de Profissão, Arquitetura, Cidades e Meio Ambiente, da mesma instituição, a professora Cristina de Araujo Lima, do Departamento de Arquitetura da UFPR, que coordenou o convênio, e o professor Carlos Siqueira, Assessor de Relações Internacionais da UFPR.
A ideia do convênio surgiu a partir do pós-doutorado da professora Cristina na universidade francesa. Convidada a participar de um grupo de pesquisa internacional ─ o “Ignis Mutat Res” ─ subsidiado pelo governo francês, ela trouxe para o Brasil um braço do estudo, que é multidisciplinar, envolvendo urbanismo, mobilidade urbana e energia. Já com essa pesquisa em andamento, o intercâmbio de estudantes de graduação veio para dar ainda mais amplitude à parceria.
Para o professor Kent, esse convênio é original por já iniciar com uma pesquisa em realização. O fato foi ressaltado também pelo reitor Zaki Akel, que observou ser estimulante termos um acordo que já nasce com atividades efetivas. Ele ressaltou ainda que o fortalecimento de parcerias acadêmicas de excelência é uma das prioridades da UFPR e tem sido cada vez maior nos últimos anos.


Acompanharam a reunião de assinatura o chefe de Setor de Tecnologia, professor Marcos Antônio Marino, professores do Departamento de Arquitetura, da escola francesa e representantes da Aliança Francesa de Curitiba.