logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR assina contrato de compra de alimentos da agricultura familiar

Pelo terceiro ano, UFPR celebra contrato de aquisição de alimentos de cooperativas da agricultura familiar. Foto: Marcos Solivan
Pelo terceiro ano, UFPR celebra contrato de aquisição de alimentos de cooperativas da agricultura familiar. Foto: Marcos Solivan

A UFPR assinou hoje (28) novo contrato para aquisição de alimentos da agricultura familiar. A Universidade é pioneira na compra de produtos da agricultura familiar para abastecer seus restaurantes universitários, participando desde 2012 do Programa de Aquisição de Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – programa que a UFPR ajudou a construir.

Pela primeira vez, também serão incluídos produtos orgânicos entre os gêneros alimentícios adquiridos. Os restaurantes da UFPR funcionam todos os dias da semana, servindo café da manhã, almoço e jantar. Em média, são preparadas cerca de 10 mil refeições por dia.

“É uma ocasião muito especial para todos nós e para os produtores, porque viabilizamos mais uma forma de aumentar a renda e adensar a inserção da agricultura familiar na comunidade”, disse Rogério Andrade Mulinari, vice-reitor no exercício da Reitoria da UFPR.

O contrato foi assinado entre a UFPR e a Cooperativa Santa Clara, a Cooperativa Agroindustrial da Lapa e a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia.

O diretor presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia do Paraná, Marcelo Passos, acredita que a parceria é uma boa oportunidade para oferecer alimento saudável aos estudantes e gerar renda no campo. “É importante porque é preciso reforçar o elo entre o pessoal do campo e cidade, entre a pesquisa e o ensino e quem está produzindo”, disse.

Os alimentos disponibilizados à comunidade acadêmica são de alta qualidade, e já foram testados na rede de restaurantes universitários da UFPR. Todo o lote recebe um parecer técnico, e cada item oferecido tem sido aprovado individualmente.

“Temos absoluta convicção de que este é um bom caminho a seguir, beneficiando a agricultura artesanal, como é a agricultura familiar. Tenho certeza que hoje a Universidade dá mais um passo no caminho da sustentabilidade e da saúde, porque a alimentação é parte do processo de ensino e aprendizagem”, afirmou Mulinari.

Também participaram do evento o pró-reitor de Administração, Edelvino Razzolini Filho; o diretor dos Restaurantes Universitários, Lineu Dal Lago; a diretora do Departamento de Serviços Gerais, Sônia Maria da Silva Rocha; e a assessora especial Maria Emília Daudt Von der Heyde.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...