logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR apoia indicação de Luiz Edson Fachin ao Supremo Tribunal Federal

Imagem: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Governo do Estado do Paraná
Imagem: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Governo do Estado do Paraná

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná publicou hoje (23) uma moção ao Senado Federal da República para aprovação da indicação do jurista Luiz Edson Fachin para ocupar a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Professor titular de Direito Civil da UFPR, Luiz Edson Fachin foi apontado pela presidente Dilma Rousseff para integrar a mais alta instância da Justiça brasileira, cargo que ocupará após passar por sabatina no plenário do Senado.

Em sessão plenária neste manhã, o Conselho Universitário da UFPR votou de maneira unânime pelo apoio. “Reconhecido pelo equilíbrio e prudência em suas posições, pela densidade e protagonismo na sua área de conhecimento e por seu perfil suprapartidário, o Professor Luiz Edson Fachin preenche com sobras os requisitos constitucionais do notório saber jurídico e da reputação ilibada – que são aqueles que devem ser estritamente aquilatados por essa casa parlamentar.”, afirma o texto da moção.

Fachin iniciou e seguiu sua vida acadêmica na Universidade Federal do Paraná. Graduou-se em Direito na UFPR (1980) e chegou a ser diretor da Faculdade de Direito da Universidade. Foi ainda um dos defensores da criação do curso de doutorado em Direito. Entre as diversas funções que exerceu na UFPR, foi o responsável por elevar o conceito do Programa de Pós-Graduação em Direito durante período em que foi  o coordenador.

Atuante em momentos bastante significativos da história da Faculdade de Direito, o professor sempre fez questão de contribuir com suas ideias em discussões fomentadas pelo colegiado. Foi assim, por exemplo, quando o curso debatia uma reforma curricular.

Luiz Edson Fachin é pós-doutorado no Canadá, pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, e professor visitante do King’s College, London. É também membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Comissão Estadual da Verdade. Tem 56 anos e ocupará a vaga do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, aposentado em julho de 2014.

A moção de apoio à indicação do professor para ocupar a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal pode ser acessada na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) da UFPR.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...