UFPR abre novos cursos para o vestibular deste ano

08 agosto, 2014
10:09
Por
0
Ensino e Educação

Concorrentes aguardam o início da prova no vestibular 2013/2014

Estudantes interessados em fazer o próximo concurso vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) terão mais opções de cursos. As mudanças ocorrem em três dos campi avançados da instituição – Pontal do Paraná, Palotina e Matinhos – e serão válidas já no processo seletivo 2014/2015.

O campus Pontal passa a ofertar vagas em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária. Além disso, o curso de Tecnologia em Aquicultura passa a ser chamado de Engenharia em Aquicultura, com alterações no currículo. Nestes casos, o curso anterior continua em vigor até que todos os alunos que desejarem permanecer com o currículo antigo se formem.

Em Palotina, há mudança de currículo no curso de Tecnologia em Biocombustíveis, que se torna Engenharia de Energias Renováveis.

Já em Matinhos, o Bacharelado em Gestão Desportiva e do Lazer se torna Licenciatura em Educação Física. O Setor Litoral também retira do vestibular três cursos ? Tecnologia em Orientação Comunitária, Tecnologia em Gestão Imobiliária e Informática e Cidadania. No caso dos dois últimos, o vestibular está suspenso neste ano, período no qual haverá uma avaliação e será decidido se eles continuam existindo. O curso de Tecnologia em Orientação Comunitária já foi extinto em função da pouca procura e grande evasão.

Tanto Curitiba, quanto Jandaia do Sul não devem sofrer alterações. Enquanto a unidade de Jandaia entrou em operação em 2013, o Setor de Ciências Biológicas da capital recebeu também no ano passado o curso de Fisioterapia, anteriormente ofertado pela instituição apenas em Matinhos.

Vestibular 2014/2015

As inscrições para o concurso vestibular 2014/2015 da UFPR serão abertas no próximo dia 22 de agosto, durante a Feira de Profissões da Universidade. Os interessados poderão se inscrever pelo site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) até o dia 19 de setembro ou durante o evento, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica.

A prova da primeira fase deve acontecer em 2 de novembro e a segunda no dia 30 do mesmo mês. As provas específicas acontecem em 1 de dezembro. A prova de habilidade específica de Música, que tradicionalmente acontece antes da primeira fase, será realizada em 12 de outubro.

Além disso, os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística participam do Processo Seletivo Estendido. Neste, os aprovados nas provas da primeira e segunda fase cursam duas disciplinas que valem 100 pontos e aqueles que não atingirem uma média igual ou superior a 50 pontos, são eliminados.

Jéssica Maes

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]