logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisador belga profere hoje, quinta-feira (11), palestra no 4º Encontro Brasileiro de Especiação Química

Especiação Química – área que estuda a forma na qual um elemento químico está presente em uma amostra de água, solo, alimento ou medicamento, por exemplo – é tema do 4º Encontro Brasileiro que prossegue até amanhã, sexta-feira (12), no  Centro de Convenções do Hotel Bourbon, em Curitiba.

O evento, que reúne cerca de 150 pesquisadores, docentes e estudantes de química e áreas correlatas de países como Bélgica, Estados Unidos, Suíça, Argentina, Espanha, além representantes de vários estados do Brasil, é promovido pelo Departamento de Química da UFPR e Sociedade Brasileira de Química.

Além da  pesquisadora Milena Horvat, da Eslovênia, referência mundial na área de mercúrio em humanos, também participa do Encontro o renomado professor belga Alfredo Sanz-Medel, que proferirá a palestra denominada “Plasma Ion Sources for Ms-based modern speciation: elementos, molecules, nanoparticles and nanostructures”. A conferência está programada para esta quinta-feira (11), às 9h20min.

Multidisciplinaridade

De acordo com o professor Marco Tadeu Grassi, coordenador geral deste evento promovido pelo Departamento de Química da UFPR em parceria com a Sociedade Brasileira de Química, as discussões terão caráter multidisciplinar, porque além dos integrantes da comunidade universitária também contarão com a participação de profissionais da indústria química; do setor petroquímico; de laboratórios de análise e de qualidade; entre outros.

Nos demais dias deste Encontro Brasileiro, os participantes terão acesso, ainda, a sete conferências plenárias; oito mini conferências; três sessões coordenadas com apresentação oral de trabalhos; duas sessões de apresentação de painéis e quatro palestras técnicas. A íntegra da programação e mais informações podem ser obtidas em http://www.quimica.ufpr.br/4espeqbr/

Por Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...