logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR abre edital para licenciamento de patente de novo tipo de fertilizante

A UFPR abriu edital para contratação de empresa ou consórcio que terá direito de produção e comercialização, em caráter exclusivo, de um fertilizante de liberação lenta de nitrogênio, cujo pedido de patente, em nome da universidade, foi depositado em 2007. O produto é preparado com argilominerais da família do caulim, intercalados com ureia e dispersos em polímeros biodegradáveis.

O principal aspecto da patente se refere ao processo de intercalação de ureia em argilominerais da família do caulim, e da geração de um material que, após diperso em polímero para obtenção de grânulos, forma um fertilizante de liberação lenta de nitrogênio. Além de cumprir o papel fornecedor de um nutriente essencial para as plantas, o produto não agride o meio ambiente, já que é totalmente biodegradável.

A tecnologia passou por todos os testes de laboratório. A empresa vencedora da licitação deverá produzir o fertilizante em quantidade suficiente para uso nos testes agronômicos necessários.

A licença dos direitos de propriedade intelectual do pedido de patente permite a produção e comercialização do fertilizante por cinco anos, podendo ser renovado por igual período. Os envelopes com as propostas deverão ser entregues até as 17 horas do dia 31 de janeiro de 2014 na Agência de Inovação da UFPR, localizada na Rua João Negrão, 280, 2º andar. O resultado será divulgado até dez dias depois do julgamento das propostas.

Condições para participação, critérios técnicos para qualificação e outros detalhes estão disponíveis no edital 04/2013. Mais informações podem ser obtidas no site da Agência de Inovação da UFPR, pelo telefone (41) 3360-7416 ou pelo endereço eletrônico inovacao@ufpr.br, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

 

Por Célio Yano

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...