logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR abre curso de extensão “Educação Empreendedora: Empreendedorismo com Foco em Negócios Sociais”

O curso terá duração de 30 horas e a participação de 26 professores de outras instituições de ensino. Imagem? Ana Assunção.
O curso terá duração de 30 h e a participação de 26 docentes de outras instituições de ensino. Imagem: Ana Assunção –  ACS da UFPR

Começou hoje (dia 28), no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná, o curso de extensão “Educação Empreendedora: Empreendedorismo com Foco em Negócios Sociais”.
Com 30 horas de duração, o curso terá aulas presenciais e semipresenciais e resulta de convênio firmado entre a Universidade e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae/PR).
Até 16 de outubro, os 50 alunos selecionados – 24 docentes da UFPR e 26 de outras instituições de ensino universitário públicas e privadas – aprenderão conteúdos e ferramentas que lhes possibilitarão melhorar o desempenho dos seus alunos que têm interesse em se tornar empreendedores de negócios sociais.
“É uma forma nova de se constituir negócios voltada aos públicos C, D e E”, explica a professora de Economia da UFPR e coordenadora do curso, Ana Jansen de Mello de Santana.
Na aula inaugural de hoje, três profissionais discutiram suas experiências de empreendedorismo: Alexandre Amorim (da Asid Brasil Home, que oferece gestão qualificada para escolas e centros de atendimento filantrópicos para pessoas com deficiências), Caio Bonatto (Tec Verde, empresa de engenharia que utiliza conceitos de tecnologia avançados na construção de casas) e Rudi Pelissari (Pelissari Construtora e Gestão).
Integração positiva
Zaki Akel Sobrinho elogiou a professora Ana pela iniciativa do curso e a parceria com o Sebrae. Para o reitor, a interação entre os alunos de várias instituições é fundamental. “Fico feliz de saber que temos pessoas aqui não só da UFPR, mas de outras importantes instituições. É muito interessante quando podemos trabalhar em rede”, comentou. “Uma universidade-cidadã, como a nossa, serve para isso: para usar seus recursos em benefício da sociedade”.
O consultor do Sebrae/PR Marlon Vaz destacou a importância da parceria que, desde novembro de 2013, a instituição possui com a UFPR. “O Sebrae/Pr é um grande incentivador de experiências de empreendedorismo. “Nosso papel é buscar soluções para os problemas da sociedade”, disse.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...