logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Turmas de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica de 1965 comemoram Jubileu de Ouro

Formados nas turmas de Engenharia Civil e Mecânica em 1965 são homenageados em seu jubileu de ouro. Foto: Marcos Solivan
Formados nas turmas de Engenharia Civil e Mecânica em 1965 são homenageados em seu jubileu de ouro. Foto: Marcos Solivan

O dia de hoje (10) foi de reencontros e homenagens para as classes de Engenharia Civil e de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná que se formaram em 1965. A solenidade de comemoração do Jubileu de Ouro das turmas aconteceu nesta terça-feira, no Auditório do Prédio de Administração do Centro Politécnico.

Os engenheiros receberam do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, um diploma de 50 anos de formatura na Escola de Engenharia, como era chamada na época. Os homenageados ouviram também as palavras do orador das turmas, o engenheiro Nobuteru Matsuda, que relembrou momentos da vida acadêmica.

O atual coordenador do curso de Engenharia Civil, Julio Gomes, disse que ver uma turma completando o Jubileu de Ouro aumenta a sua responsabilidade como coordenador. “Essa responsabilidade só aumenta perante um curso que é centenário e que fez tanto pelo nosso estado, nossa cidade e nosso país”, afirmou Gomes.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Helio Padilha, contou que a formatura da turma de Engenharia Mecânica de 2015 será na próxima quinta-feira, e que estará muito orgulhoso ao entregar o diploma aos estudantes que iniciam a sua carreira. “Ao mesmo tempo, eu olho aqui e vejo esses meninos que estão ao longo de sua carreira de pelo menos 50 anos, e fico muito orgulhoso”, compartilhou o coordenador.

O chefe do departamento de Engenharia Mecânica, Alexandre Augusto Pescador Sardá, também parabenizou os homenageados, e lembrou que esse campo evoluiu muito nos últimos 50 anos, destacando áreas que fazem parte do cotidiano das pessoas, como a conservação de alimentos e transportes. “Tudo isso tem a participação de cada um de vocês”, afirmou.

O diretor do Setor de Tecnologia, Horacio Tertuliano Filho, observou que não havia engenheiras entre os formados de 1965, já que não era comum que as mulheres cursassem engenharia na época. “De lá para cá, muita coisa mudou”, garantiu.

O reitor Zaki Akel Sobrinho disse, ao saudar os homenageados, que a turma de 1965 foi uma “safra boa”. “Que beleza ver pessoas como vocês, que deram o melhor de suas vidas ao estado do Paraná, ao Brasil, nas áreas acadêmica e empresarial, e todos levando a engenharia a um ponto de ser um processo de cidadania para o nosso estado e o nosso país”, afirmou o reitor.

Akel Sobrinho afirmou que a Universidade se transformou nesses 50 anos, destacando o esforço de expansão, interiorização e inclusão dos últimos sete anos. O reitor destacou alguns dos resultados desse esforço, como a presença forte da Universidade em outras cidades do estado, como Pontal do Paraná, que conta agora com cinco cursos da UFPR na cidade, três deles de Engenharia.

Veja mais fotos da comemoração no Flickr da Assessoria de Comunicação da UFPR.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...