logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Turma 2015 de Residentes Médicos e Multiprofissionais é recepcionada no HC/UFPR

Novos Residentes Médicos e Multiprofissionais são recepcionados no HC - Foto: Marcos Solivan
Novos Residentes Médicos e Multiprofissionais são recepcionados no HC – Foto: Marcos Solivan

Os novos Residentes Médicos e Multiprofissionais foram recepcionados, no dia 23 de fevereiro, no Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em solenidade que contou com a presença de autoridades do Hospital e da Universidade.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, ressaltou o momento ímpar que os novos residentes estarão vivenciando no Hospital de Clínicas, com a expectativa de contratação de 2.063 novos servidores, novos investimentos, aquisição de insumos e equipamentos, advindos do contrato de co-gestão entre o HC e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que “trarão bem melhores condições de trabalho e de ensino para toda a comunidade. Momento em que irão ‘surfar uma onda de tranquilidade’, com resultados muito mais positivos”. Também aproveitou para lembrar que a Universidade, com seus 102 anos, está entre as 10 melhores do país em ensino, pesquisa e extensão. E que, depois, que saem da residência, os profissionais devem devolver à sociedade o investimento público que foi feito.

Já o vice-reitor, Rogério Mulinari, frisou que, estatisticamente, os dois anos de residência representam 5 anos de aperfeiçoamento profissional. Lembrou de sua residência, feita entre 1979 e 1980, e desejou muito sucesso a todos. Mas, “não esqueçam do motivo principal da residência, em se tornar o agente transformador da sociedade”, concluiu.

O superintendente do complexo do HC, Flávio Tomasich, acentuou as qualidades dos novos residentes, que segundo ele são “altamente gabaritados, comprometidos e que estarão vivenciando um campo de troca de informações que trará um amadurecimento muito rápido” e, tudo isso se dará num momento de transição do Hospital. “Venham praticar com a gente a transformação no melhor momento do HC”, enfatizou ele.

Eduardo Murilo Novak, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, que tinha dado as boas vindas a todos e feito a abertura oficial do evento, foi o primeiro a palestrar com o tema “Ética profissional e prontuário”, seguido da diretora Financeira, Jaqueline Cavalari Sales, que tratou de “Registros e Glosas” e dos coordenadores da Comissão de Residência Médica – COREME, Marcos Lange, e da Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU, Vânia Andzejevski, que explanaram sobre os respectivos temas.

Os novos residentes ainda terão treinamentos, no período de 24 a 27 de fevereiro, sobre o Sistema de Informação Hospitalar (SIH), Controle de Infecção Hospitalar, Faturamento, Laboratório e  Farmácia, que trarão mais informações de como atuar dentro do Hospital.

Veja o álbum completo de fotos do evento neste link.

Por Assessoria de Marketing Institucional do Hospital de Clínicas da UFPR

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...