Turma 2015 de Residentes Médicos e Multiprofissionais é recepcionada no HC/UFPR

24 fevereiro, 2015
16:08
Por
0
Ciência e Tecnologia
Novos Residentes Médicos e Multiprofissionais são recepcionados no HC - Foto: Marcos Solivan

Novos Residentes Médicos e Multiprofissionais são recepcionados no HC – Foto: Marcos Solivan

Os novos Residentes Médicos e Multiprofissionais foram recepcionados, no dia 23 de fevereiro, no Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em solenidade que contou com a presença de autoridades do Hospital e da Universidade.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, ressaltou o momento ímpar que os novos residentes estarão vivenciando no Hospital de Clínicas, com a expectativa de contratação de 2.063 novos servidores, novos investimentos, aquisição de insumos e equipamentos, advindos do contrato de co-gestão entre o HC e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que “trarão bem melhores condições de trabalho e de ensino para toda a comunidade. Momento em que irão ‘surfar uma onda de tranquilidade’, com resultados muito mais positivos”. Também aproveitou para lembrar que a Universidade, com seus 102 anos, está entre as 10 melhores do país em ensino, pesquisa e extensão. E que, depois, que saem da residência, os profissionais devem devolver à sociedade o investimento público que foi feito.

Já o vice-reitor, Rogério Mulinari, frisou que, estatisticamente, os dois anos de residência representam 5 anos de aperfeiçoamento profissional. Lembrou de sua residência, feita entre 1979 e 1980, e desejou muito sucesso a todos. Mas, “não esqueçam do motivo principal da residência, em se tornar o agente transformador da sociedade”, concluiu.

O superintendente do complexo do HC, Flávio Tomasich, acentuou as qualidades dos novos residentes, que segundo ele são “altamente gabaritados, comprometidos e que estarão vivenciando um campo de troca de informações que trará um amadurecimento muito rápido” e, tudo isso se dará num momento de transição do Hospital. “Venham praticar com a gente a transformação no melhor momento do HC”, enfatizou ele.

Eduardo Murilo Novak, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, que tinha dado as boas vindas a todos e feito a abertura oficial do evento, foi o primeiro a palestrar com o tema “Ética profissional e prontuário”, seguido da diretora Financeira, Jaqueline Cavalari Sales, que tratou de “Registros e Glosas” e dos coordenadores da Comissão de Residência Médica – COREME, Marcos Lange, e da Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU, Vânia Andzejevski, que explanaram sobre os respectivos temas.

Os novos residentes ainda terão treinamentos, no período de 24 a 27 de fevereiro, sobre o Sistema de Informação Hospitalar (SIH), Controle de Infecção Hospitalar, Faturamento, Laboratório e  Farmácia, que trarão mais informações de como atuar dentro do Hospital.

Veja o álbum completo de fotos do evento neste link.

Por Assessoria de Marketing Institucional do Hospital de Clínicas da UFPR

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]