Imagem Padrão

Três professores da UFPR recebem bolsa do Santander Universidades

12 dezembro, 2013
14:11
Por Simone Meirelles
UFPR
Grupo da UFPR e do Santander Universidades no gabinete do reitor - Foto: Leonardo Bettinelli

Grupo da UFPR e do Santander Universidades no Gabinete do Reitor - Foto: Leonardo Bettinelli

Três professores da UFPR foram contemplados com bolsas de intercâmbio no programa Becas Ibero-Americanos Jovens Profissionais Santander Universidades. Cléber de Medeira, do Departamento de Matemática, Eduardo Vedor de Paula, do Departamento de Geografia, e Fabíola Fukushima, do Departamento de Medicina Veterinária ─ campus Palotina, vão receber cinco mil euros para o intercâmbio. As bolsas Ibero-Americanas, criadas em 2010, abrangem oito países: Espanha, Portugal, Brasil, Chile, Argentina, México, Porto Rico e Uruguai.

Na manhã desta quinta-feira, o reitor Zaki Akel Sobrinho recebeu os professores contemplados e a equipe do Banco Santander para falar sobre as bolsas”. O responsável pelo Santander Universidades na região sul, Carlos Guilherme Matte, confirmou a intenção de manter os programas de incentivo no ano que vem. “Em 2013, concedemos 110 bolsas no Brasil a jovens professores e outras 630 para alunos de graduação”, informou. O reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou a importância da internacionalização dos cursos para a obtenção de uma melhor avaliação junto a Capes. “Podemos comemorar neste ano, pois temos sete programas com nota 6 na avaliação da Capes, o que é uma conquista relevante”, afirmou o reitor.

A seleção dos contemplados é feita pela própria instituição de ensino, segundo seus critérios específicos. De acordo com o professor Carlos Siqueira, assessor de Relações Internacionais da UFPR, a universidade optou por professores recém-ingressos (máximo de dois anos), com título de doutor, menos de 35 anos e de cursos que precisam de incentivo para a internacionalização. Cada bolsista poderá utilizar o valor da bolsa conforme desejar no intercâmbio. Cléber de Medeira vai realizar pesquisas sobre equações diferenciais na Universidade de Valência, na Espanha. Já Eduardo de Paula pretende realizar projetos de planejamento ambiental na Universidade de Santiago, no Chile. Fabiola Fikushima, que não pôde estar presente na reunião, irá para a Universidade Complutense, em Madrid.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]