logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Toma posse a nova diretoria da Fundação da UFPR

O fortalecimento da Funpar é compromisso da sua gestão, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. Fotos: Sucom-UFPR

Com o propósito de aproximar ainda mais a Fundação da UFPR (Funpar) dos pesquisadores e do setor produtivo, tomou posse nesta terça-feira (21) a nova diretoria da instituição, para o período 2017-2019. Como superintendente, assumiu o professor João da Silva Dias e como diretor de Administração e Finanças, Enio Fabricio Ostrovski Ponczek.

Fundada há 36 anos, a Funpar tem cerca de 2,5 mil funcionários, que, além de atuar em áreas estratégicas como o Hospital de Clínicas, trabalham na gestão de programas e projetos científicos, tecnológicos e culturais. Ao dar posse à nova diretoria, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que sua gestão está comprometida com o fortalecimento da Funpar. “Precisamos fortalecer a fundação para, com seu apoio, reforçar as pontes da universidade com a sociedade e o setor produtivo, para ampliar a captação de recursos e as atividades de pesquisa e extensão, sem nunca comprometer o caráter público da universidade”, afirmou.

O novo superintendente da Funpar, João da Silva Dias

O novo superintendente, João da Silva Dias, destacou a competência da equipe da Funpar e disse que uma de suas metas é a aproximação com os pesquisadores da universidade. “Hoje a burocracia absorve cerca de um terço do tempo dos pesquisadores. A Funpar é um braço ágil e flexível da universidade, que pode ajudar na captação, formalização e gestão de projetos, liberando os pesquisadores para aquilo que é a sua verdadeira missão: produzir conhecimento”, disse.

“Vamos estreitar o relacionamento com todos os setores e departamentos da UFPR e manter o diálogo permanente e franco com a Reitoria”, completou o novo diretor de Administração e Finanças, Enio Ponczek.

A cerimônia de posse foi prestigiada também pelo presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica  (Confies), Fernando Peregrino. O Confies é uma rede formada por quase 100 fundações, formando um subsistema na área de ciência e tecnologia. “Essas fundações, entre elas a Funpar, desempenham um papel importante no objetivo comum de fazer do Brasil uma nação desenvolvida, em base tecnológica”, afirmou.

Como diretor de Administração e Finanças, foi empossado Enio Fabricio Ostrovski Ponczek

Também participaram da solenidade a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz; o ex-reitor Ocyron Cunha; a superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani; pró-reitores, diretores de setor, chefes de departamentos e outros integrantes do quadro da UFPR e da Funpar.

 

Veja mais fotos da solenidade de posse no Flickr da UFPR

 

 

 

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...