logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Téssera Companhia de Dança apresenta nova temporada de “Ponto Vermelho”

A Téssera Companhia de Dança da UFPR volta ao palco do Teatro da Reitoria com o espetáculo “Ponto Vermelho”. Com direção e coreografia de Rafael Pacheco, a obra coreográfica coloca em cena um elenco de 18 integrantes, com quatro personagens que representam os cavaleiros do apocalipse e explora como elemento condutor gestos marcantes atravessados por impulsos que permeiam a temática da coreografia.

Cena do espetáculo Ponto Vermelho. Fotografia de Christian Alves.

Palavras como peste, fome, guerra e morte, atuam como estímulos primários para a criação coreográfica e, anunciação, tempo, revelação, devastação, penúria, súplica, emissários, medo, dor, caos e fim, como estímulos secundários que proporcionam a apresentação do assunto que é fenômeno marcante para a humanidade.

O espetáculo tem duração aproximada de uma hora, e será apresentado nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2022 (de quinta-feira a sábado), no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, sempre às 20h30. A entrada é gratuita e a classificação livre.

 

Sobre a Téssera Companhia de Dança da UFPR

No cenário da dança moderna desde 1981, a Téssera Companhia de Dança da UFPR traz um trabalho coreográfico que opera a partir de uma matriz de pensamento corporalizado técnica e esteticamente, que provém de uma dança de raiz germânica, atualizada constantemente pelos elementos de teatro que a contaminam. Tais elementos fazem com que a sua identidade cênica seja (re)conhecida não apenas pelo padrão coreográfico simbólico, ritualista e com alta carga dramática, mas também pelo acento de um gesto performático carregado de intenção e emoção.

A estrutura organizativa da dança construída historicamente no âmbito da companhia modificou-se ao longo de quatro décadas, influenciada pelos aparatos – contaminantes – com o entorno e com a ação do próprio tempo nos resíduos das matrizes de dança moderna germânica e dos elementos teatrais que influenciaram a proposta estética em seus primórdios.

Os efeitos e traços de adaptação e negociação constantes entre passado, presente e projeção para um futuro não deixam de se reportar às matrizes geradoras da dança, fortemente impregnadas do gesto significativo proposto por Rudolf von Laban, ou da interpretação carregada de um tom expressionista sugerida por Mary Wigman, mas o faz, ao longo do tempo, dialogando com complexas redes de interação interdisciplinares.

Não se trata aqui de professar uma história dançante calcada em heranças técnicas e estéticas genéticas, mas de exercitar constantemente a referida identidade cênica que somente se torna possível na reiteração de uma ideia, de um processo contínuo de criação e experimentação do movimento que coloca no gesto coreográfico significativo a sua intenção e a sua alma.

Serviço

Espetáculo “Ponto Vermelho”
Data: 01 a 03 de dezembro de 2022
Horário: 20h30
Local: Teatro da Reitoria da UFPR – Rua XV de Novembro, 1299.
Entrada gratuita – Classificação livre
**Não é necessário retirar ingresso antecipadamente.

Ficha Técnica

Direção e coreografia: Rafael Pacheco
Trilha sonora: Helen de Aguiar
Iluminação: Luiz Tschannerl
Figurino: Rafael Pacheco (concepção) / Zatilde Ateliê de Costuras (confecção)
Adereço: Poveira – Bruna Póvoa
Cenografia: Rafael Pacheco
Produção: Helen de Aguiar e Juliana Virtuoso
Design gráfico: Wilson Voitena
Ilustração: Mateus Teruniro Sasai
Fotografia: Christian Alves

www.tessera.ufpr.br
facebook: /tesseraufpr
instagram: @tesseraciadedancaufpr

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...