ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Tese da Biológicas propõe sensor eletroquímico para controle da formação de biofilmes e incrustações na água e equipamentos

Paulo Marangoni defende tese no Setor de Biologicas.A adoção de sensores eletroquímicos, por serem sensíveis às modificações no líquido circulante e no metal, em substituição ao hipoclorito de cálcio, normalmente utilizado na limpeza de sistemas de resfriamento de usinas hidrelétricas. Esta foi a proposta apresentada pelo aluno Paulo Marangoni em sua tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia Básica do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Durante a pesquisa, realizada na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, o engenheiro químico identificou os efeitos de biofilmes e bioincrustação que são formados sobre superfícies e equipamentos metálicos submersos ou expostos à influência de águas naturais ou matéria orgânica. Observou que os biofilmes são resistentes aos biocidas, agentes estes que controlam o desenvolvimento de fungos e bactérias, que podem contaminar a água e inutilizar os equipamentos utilizados. Além do problema da saúde, afeta diretamente diversos setores da indústria, explica Marangoni.

Áreas de Aplicação

Segundo a professora Ida Chapaval Pimental, que orientou o estudo, a aplicabilidade da pesquisa é diversa (setor de petróleo e gás; alimentos, saúde humana e anima). A pesquisa desenvolvida permitirá a apresentação de subsídios para o desenvolvimento de novos agentes de controle microbiológicos; para novas formas de aplicação de produtos para controle de biofilmes em usinas hidrelétricas; além do monitoramento dos biofilmes quando expostos a águas sem tratamento.

Paulo Marangoni destaca que foram muitas as dificuldades enfrentadas pois a pesquisa trata de um assunto multidisciplinar. A ligação de áreas distantes, como eletroquímica, microbiologia e ciência dos materiais, “é um desafio a mais para o entendimento completo do assunto, no entanto, é também uma oportunidade para uma discussão bastante valiosa, visando a solução de futuras demandas”, ressalta ele.

Celsina Favorito, com informações da Aspec

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...