logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Termina a 7ª Siepe; campus Palotina recebeu as últimas atividades desta edição

A 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR foi um sucesso pela grande participação de estudantes e professores nos campi de Curitiba e em Palotina. O evento, que terminou na sexta-feira (09) em Palotina, com a apresentação de cerca de 200 trabalhos, contou com palestrantes nos dois campi, reuniões temáticas, bancas avaliadoras com docentes e técnicos envolvidos.

Alunos do curso de Agronomia em Palotina. FOTO: Divulgação
Alunos do curso de Agronomia em Palotina. FOTO: Divulgação

Também avaliadores externos, pesquisadores-produtividade do CNPq conferiram as atividades da Siepe. “A comunidade de professores e avaliadores do CNPq destacou como pontos fortes a primorosa organização e dedicação integral dos monitores [alunos de graduação que aturaram como monitores], os temas discutidos, o aumento da participação dos professores na apresentação de trabalhos de seus orientandos e a qualidade dos trabalhos e preparado do aluno”, destacou Mariluci Maftum, coordenadora de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica da UFPR.

Iara Thielen, coordenadora de Extensão, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados no evento, fruto da dedicação de estudantes e de seus professores orientadores. Iara comentou que a exemplo de Curitiba, Palotina também organizou, pelo segundo ano, uma Banca que apresentou os trabalhos que reafirmam a Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, aspecto que vem balizando diversas ações da Siepe naquele campus. “Os trabalhos com foco principal na Extensão, retratam o envolvimento com a comunidade e a atuação em várias áreas do conhecimento, consolidando trabalhos integrados”, afirmou.

A coordenadora Dione (de camisa vermelha) com alguns dos alunos participantes em Palotina. Alunos do curso de Agronomia em Palotina. FOTO: Divulgação
A presidente da comissão organizadora do evento, Dione Menz (de camisa vermelha), com alguns dos alunos participantes em Palotina. FOTO: Divulgação

A 7ª SIEPE teve como objetivo discutir sobre os desafios colocados à UFPR no campo do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, para alcançar a excelência acadêmica, avanços científicos e a inclusão social.  Nesse sentido, a presidente da Comissão organizadora do evento Dione Menz, acredita que a cada ano a UFPR avança na preocupação de oportunizar à comunidade interna e externa da instituição a apresentação de todos os trabalhos realizados na Universidade.

“Ao encerrar os trabalhos desta edição, cabe à Pró-Reitoria de Graduação, a pró-reitoria responsável pela condução dos trabalhos de 2015, agradecer a toda a família UFPR que não poupou esforços e superou os desafios de construir um evento que a cada ano inova”, disse Dione, ao enfatizar que a universidade acolhe e reflete sobre as temáticas e os novos itinerários a serem percorridos por uma Universidade que deseja fazer a diferença para a comunidade do Paraná. A organização da Siepe é conjunta, feita pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), Extensão e Cultura (Proec) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A edição 2016 será presidida pela PRPPG, com coordenação da professora Mariluci Maftum.

Texto por Prograd

pt_BRPortuguese