logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Teórico alemão Jörn Rüsen participa de conferência no Teatro da Reitoria nesta segunda-feira (21)

Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons

Nesta segunda-feira, dia 21, a partir das 19h, o professor e pesquisador alemão Jörn Rüsen ministrará a conferência “Teoria da História – Uma teoria da História como ciência” no Teatro da Reitoria da UFPR. O evento faz parte do VIII Seminário de Educação Histórica, promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (Lapeduh) da Universidade Federal do Paraná, realizado entre os dias 21 e 23 de setembro. A entrada é gratuita.

Segundo a organização, Rüsen é hoje um dos mais importantes acadêmicos em atuação nos campos da teoria e história do pensamento histórico, bem como da didática da história. É autor de diversos livros, artigos científicos, ensaios e capítulos de livro, publicados em mais de vinte idiomas. Foi professor nas Universidades de Bochum e Bielefeld, além de diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares (ZIF) da Universidade de Bielefeld e do Instituto de Altos Estudos em Humanidades (KWI) de Essen. Atuou como professor visitante em universidades na Índia, África do Sul e Taiwan. Em 2010, foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade de Lund, Suécia. O pesquisador é uma das mais importantes referências para os estudiosos brasileiros que se interessam por teoria da historiografia e do ensino e aprendizagem históricos.

VIII Seminário de Educação Histórica

Em sua VIII edição, este encontro tem como proposta reunir professores e pesquisadores nacionais e internacionais para debater resultados de investigações da área específica da educação histórica. Esse campo de pesquisa avançou substancialmente nos últimos anos e desenvolve estudos sobre temáticas relacionadas às ideias de Aprendizagem e Ensino de História, que é centrada na relação entre essas temáticas e o conceito de Consciência Histórica discutido por Jörn Rüsen. Além da presença do alemão, a conferência de encerramento do Seminário fica por conta da professora Marília Gago, do Instituto Superior de Ciências Educativas de Portugal.

Ao longo do evento, acontecem, ainda, apresentações de trabalhos e mesas-redondas com pesquisadores de várias universidades do Brasil. A equipe do Lapeduh fornecerá certificação para os participantes, que deverão realizar as inscrições pela página do projeto.

A programação completa e mais informações estão disponíveis neste link.

Com informações do Lapeduh.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...