logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Madrigal da UFPR: versatilidade supreende público no Teatro da Reitoria

Madrigal Coro UFPRA estreia de Tempo Sentido , do Madrigal da UFPR, trouxe ao público nesta quinta-feira (10/06) uma apresentação um tanto diferente do que de costume. A começar pela peça Öregek, de 1933, do compositor húngaro Zoltán Kodály, iniciando o espetáculo no hall, foram os músicos que subiram as escadarias do Teatro da Reitoria para encontrar a plateia.

O som vindo do ambiente ao fundo do teatro criou uma atmosfera de imersão que se manteve devido à disposição dos músicos que se espalhavam entre os acessos às poltronas durante o concerto, reforçada pela interação eletroacústica da última peça.

Para quem perdeu, ainda haverá duas chances para conferir a apresentação, nesta sexta (10/06) e no sábado (11/06), também às 20h30. A título de entrada estão sendo recolhidas uma caixa de leite longa vida ou uma embalagem de leite em pó, a ser doada para instituições de caridade.

O belíssimo solo da soprano Livia Ribeiro, acompanhada da pianista Karina Ferrer Gineste da Silva, foi um dos pontos altos da noite, com a composição Gradientes I, música de Felipe Biesek e poema de Igor Maestrelli, que também fazem parte do Madrigal UFPR, mostrando o vigor do trabalho de técnica e pesquisa musical no grupo dirigido por Álvaro Naldony, maestro regente do espetáculo.

Os solos do espetáculo não se repetem. Nesta sexta-feira a soprano Cristiane Serkes traz Imperceptible, obra de Jenni Brandon, no sábado a soprano Marília Pereira apresenta Secrecy, de Hugo Wolf, ambas acompanhadas também por Karina, ao piano. Também no sábado o barítono Lester Baldini, interpreta a obra Silent Noon, de Ralph Vaughan Willians, acompanhado ao piano por Hermes Adriano Drechsel.

O espetáculo traz ainda as obras Responsoria Tenebrae, de Pawel Lukaszewski, Prayers of Kiekegaard, de Samuel Barber e In Darkness bind them, música de Monica Soares, também do Madrigal, sob poema do escritor J.R.R. Tolkien.

A composição de Monica Soares, mezzo-soprano no Coro e Madrigal UFPR, feita durante sua pós-graduação em eletro-acústica na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – parceira no concerto – traz a interação entre os músicos e sons gravados.

O Madrigal da UFPR surgiu e ainda integra o Coro da UFPR, grupo maior dirigido também pelo maestro Álvaro Naldony.

Serviço

“Tempo Sentido” Madrigal da UFPR

Direção artística e regência: Alvaro Nadolny

Datas: 9, 10 e 11 de Junho de 2016

Horário: 20:30 h

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299, Centro)

Entrada: Leite (longa vida ou em pó)

Por Rodrigo Choinski

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...