logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Encontro na UFPR propõe um Plano Estadual de Direitos Humanos

Professor Valdemar Setzer da USP - Foto: Leonardo Bettinelli
Professor Valdemar Setzer da USP - Foto: Leonardo Bettinelli

O “II Círculo de Diálogos Tecnologia e Dignidade Humana está sendo realizado nesta segunda-feira (4), no Anfiteatro 100 do Edifício D. Pedro I ─ campus Reitoria, até as 18 horas. Para falar sobre “Os meios eletrônicos e a violência” esteve presente o professor Valdemar Setzer do Departamento de Ciência da Computação da USP. Ainda à tarde, o doutor Demétrius Gonzaga, da Delegacia do Núcleo de Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná, fala sobre “A (in)segurança de crianças, adolescentes e jovens na internet”. A promoção é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR; a Secretaria da Justiça do Paraná; o Comitê de Direitos Humanos; a Capes e a UFPR, através do Projeto Novos Talentos, do Setor de Educação.

Segundo a professora Sônia Maria Chaves Haracemiv, coordenadora do projeto Tecnologia e Dignidade Humana do Setor de Educação, a ideia principal das discussões é a elaboração de um plano estadual de Educação e Direitos Humanos, “como proposta de implantação nos currículos das escolas de Ensino Fundamental e Médio, por exemplo”. Por outro lado, é “preciso conscientizar os pais sobre o resgate do contato humano na infância e principalmente da adolescência. “Vivenciamos atualmente a banalização da violência: está na ponta dos dedos das crianças que têm, por meio dos jogos virtuais, o domínio sobre a vida e a morte, ou seja, o outro não pode existir”, refletiu ela.

Violência ─ “Outra meta do círculo é trazer para o debate a relação entre a violência e o uso das tecnologias de informação e comunicação. Portanto, é necessário a prevenção dos malefícios do uso inadequado desta ferramenta entre crianças, adolescentes e jovens”, explicou a doutoranda da UTFPR Cineiva Campoli Paulino Tono. Também presentes no evento os representantes da Secretaria de Segurança Pública do Paraná; da Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR); da Secretaria Estadual da Saúde e de ONGs ligadas aos direitos da criança e do adolescente.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...