logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Superintendente da Sipad realiza missão de trabalho em Cabo Verde

O professor Paulo Vinicius Baptista da Silva, superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realiza, em outubro, uma missão de trabalho do Projeto de Internacionalização (PrInt) “Relações de Poder, Assimetrias e Direitos Humanos” na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). O objetivo: discutir a proposta do acordo de cooperação a ser firmado entre as duas universidades

Representando a Federal do Paraná, o docente participou de reuniões com o reitor da Uni-CV, professor José Arlindo Barreto, e com gestores da instituição cabo-verdiana. Entre eles, a pró-reitora de Pós-Graduação, Dominika Swoldien; Aleida Furtado, presidente da Faculdade de Educação e Desporto; e Arlindo Mendes Vieira, vice-presidente.

O reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto (à esq.), e o superintendente da Sipad, Paulo Vinicius, em momento da troca de lembranças, durante a reunião. Fotos: Divulgação

Alternativas de cooperação para pesquisa sobre educação e sobre estudos afro-brasileiros e cabo-verdianos foram apresentadas a professores da Uni-CV. No Campus do Palmarejo Grande, localizado na cidade de Praia, capital do país, o superintendente da UFPR ministrou uma palestra sobre o ensino superior brasileiro e as políticas de inclusão, afirmativas e de diversidade.

Palestra realizada em outubro na Uni-CV, no Campus de Praia

Em uma segunda conferência, conduzida pelo representante da UFPR no Campus III da Uni-CV, a temática central foi a hierarquia de raça em telenovelas brasileiras e na literatura infantil, com recortes sobre a produção de obras para o público infantil em países africanos como Moçambique, Camarões, Etiópia e Cabo Verde.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...