logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Solicitações de revalidação de diplomas de graduação estrangeiros devem ser feitas pela plataforma Carolina Bori

Estudantes brasileiros ou estrangeiros que concluíram cursos de graduação no exterior podem solicitar a revalidação desses diplomas na Universidade Federal do Paraná, por meio da plataforma Carolina Bori.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação precisa ser revalidado por uma universidade brasileira pública que tenha curso igual ou similar reconhecido pelo governo.

A plataforma Carolina Bori reúne informações para facilitar consultas e trocas de experiências entre as instituições revalidadoras e reconhecedoras, no exercício de suas atribuições relativas à revalidação e reconhecimento de diplomas, conforme estabelecido na Resolução CNE nº 3 de 22 de junho de 2016, homologada pelo MEC.

A ferramenta tem por objetivo facilitar o controle e o fluxo de processos de revalidação oferecendo um grau maior de interatividade entre as partes interessadas. Para realizar a solicitação, basta acessar plataforma e seguir as instruções.

Para o requerente interessado não existe período para solicitar a revalidação. No entanto, as vagas são ofertadas pela UFPR anualmente, sendo que a quantidade de vagas é publicada em edital, de acordo com o artigo 4º da resolução 10/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Deve-se prestar atenção, ainda, no fato de que a plataforma Carolina Bori preenche as vagas de revalidação na UFPR conforme a ordem de chegada do requerimento.

A contar da homologação do recolhimento da taxa de revalidação – de R$ 730,00 -, a comissão de revalidação procederá à análise e julgamento do mérito da solicitação num prazo máximo de 180 dias.

Análise e julgamento constituem-se de uma verificação de documentação digital, em um primeiro momento, seguida de abertura de processo interno no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que tramitará junto à coordenação de cada curso. As solicitações passam pelas seguintes instâncias revalidadoras: Comissão de Revalidação, Colegiado de Curso e Cepe.

Em alguns casos, o processo de revalidação poderá ser complementado pela realização de provas e/ou estudos complementares pelo interessado acerca do conjunto de conhecimentos, conteúdos e habilidades atinentes ao curso na sua integralidade, a uma etapa ou período do curso, ou a uma disciplina específica ou atividade acadêmica obrigatória. Nessas hipóteses, as provas e estudos serão realizados em língua portuguesa e ministrados pela UFPR.

Foto: Samira Chami Neves

Confira as resoluções da UFPR pertinentes à revalidação de diplomas expedidos no exterior:

Resolução nº 10/17 – CEPE: Estabelece normas para revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior no âmbito da Universidade Federal do Paraná.

Resolução nº 13/17 – CEPE: Altera o caput do art. 8º da Resolução nº 10/17.

Resolução nº 16/17 – COPLAD: Valores das taxas cobradas pela Prograd para registro de diplomas da comunidade externa.

 

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...