Site auxilia usuários a reduzir o consumo de álcool

07 abril, 2014
08:00
Por
0
Ciência e Tecnologia

Usuários que queiram reduzir seu consumo excessivo de álcool têm uma nova ferramenta para alcançar este objetivo. É o programa “Beber Menos” do site Informálcool – https://www.informalcool.org.br/bebermenos – que concluiu sua fase de testes e está disponível ao público.

O sistema permite que o usuário se cadastre de forma anônima e a partir de informações individualizadas, oferece auto-avaliações e orientações para reduzir o consumo ou para parar de beber. A ferramenta utiliza técnicas da psicoterapia cognitiva e da entrevista motivacional, que já demonstraram efetividade em aplicações presenciais.

Desde o final de 2012 no ar, em sua fase de testes, o programa é resultado de uma parceria entre a UFPR, a Organização Mundial da Saúde (OMS), pesquisadores do México, Índia e Bielorússia e docentes da UNIFESP e UFJF.

Um estudo com site semelhante demonstrou um aumento de 3,6 vezes nas chances de sucesso em comparação com quem não utilizou este tipo de ferramenta.

Orientações e simulações de situações de risco

O sistema é capaz de gerar um alerta ao usuário sobre suas situações de maior risco de consumo excessivo, a partir de informações que ele forneceu sobre os períodos, locais e companhias em que bebe com maior frequência e quantidade, levando também em consideração seus sentimentos nestas ocasiões e tipos de bebidas consumidas. O sistema gera gráficos ilustrativos de cada uma destas situações e ajuda a criar estratégias para evitá-las e não beber.Também s ão geradas metas realistas para a redução do consumo, baseado nas informações individualizadas.

Exemplo - captura de tela do programa "Beber Menos"

Exemplo - captura de tela do programa "Beber Menos"

Um exemplo dessas avaliações é uma lista que o usuário faz depois de uma situação em que ele considere que bebeu excessivamente, indicando que pensamentos levaram ele a perder o controle e que pensamentos teriam ajudado a evitar aquela situação. O objetivo é oferecer saídas que possam ajudar o usuário a se fortalecer frente às situações que envolvem a bebida.

A principal vantagem da ferramenta é ajudar aqueles indivíduos em locais mais isolados, com pouco acesso a profissionais especializados ou que possuem vergonha de expor seus problemas.

Além do “Beber Menos” o site Informálcool possui seções especificas para atender cada tipo de público como familiares, usuários, profissionais da saúde e pesquisadores.

A proximidade do carnaval, onde há aumento na quantidade de uso de álcool, também é um momento de aumento de recaídas de usuários que estavam abstinentes. Isso indica que este é o momento ideal para aderir ao programa.

Endereço do site:
https://www.informalcool.org.br/bebermenos/

Demonstração do sistema:
https://www.informalcool.org.br/bebermenos/demonstracao

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]