Começou nesta quarta-feira (24) o Seminário de Competência Informacional em Ciências da Saúde (COINFOCS). O evento é promovido pelo Sistema de Bibliotecas (Bibliotecas de Ciência da Saúde) da Universidade Federal do Paraná e tem como objetivo discutir a gestão da informação em Ciências da Saúde, apresentando soluções que oportunizem a competência informacional para o desenvolvimento de pesquisas na área.
Participaram da abertura do Seminário o reitor Ricardo Marcelo Fonseca; o diretor do Setor de Ciências da Saúde, Nelson Rebellato; a diretora do Sistema de Bibliotecas, Josefina Aparecida Soares Guedes; a coordenadora da Biblioteca de Ciências da Saúde, Cristiane Sinimbu Sanches e o presidente do Conselho de Biblioteconomia – 9ª região, Adriano Lopes Assunção.


A iniciativa, realizada durante a Semana do Livro e da Biblioteca, ganhou destaque e envolve pesquisadores, bibliotecários e docentes da UFPR e de outras instituições. De acordo com a coordenadora da Biblioteca de Ciências da Saúde, Cristiane Sinimbu Sanches, há um avanço na questão da gestão da informação para auxiliar pesquisadores da área. “Conforme detectamos como é o fluxo da informação, vemos um impacto na qualidade dos referenciais teóricos e metodologias que os pesquisadores utilizam. Nosso objetivo é compartilhar essas informações e conhecer as experiências de outras instituições”.
“Esse tipo de debate tem que ocupar o centro das preocupações de qualquer instituição de ensino superior. A UFPR tem que estar comprometida a todo momento com a competência informacional e articulação com pesquisadores e gestores, pois o êxito do conhecimento depende disso”, afirmou o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, durante a abertura do Seminário.
O diretor do Setor de Ciências da Saúde, professor Nelson Rebellato, destacou a atualidade do tema. “A UFPR dá demonstração de que devemos utilizar a discussão e análise crítica dos assuntos que pautam nossas vidas. O papel da universidade é sempre apresentar soluções para a comunidade”, disse.
A diretora do Sistema de Bibliotecas, Josefina Aparecida Soares Guedes, ressaltou que o debate é fundamental pela importância da pesquisa acadêmica. “Desejamos, a partir desse evento, fomentar ações para fortalecer a pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento”.
Competência Informacional
Com o tema “A gestão da informação e suas contribuições para a competência informacional dos pesquisadores em Ciências da Saúde – fonte, acesso, tratamento e uso da informação”, a primeira edição do Seminário segue o período da tarde nesta quarta-feira (24). A programação abrange palestras, mesa-redonda e painel temático, além de espaços para debates.
A gerente de serviços e produção de fontes de informação da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), Carmen Verônica Abdala, ministrou a palestra de abertura “Decisões em saúde informadas por evidências científicas”. “Há dificuldades envolvidas e habilidades necessárias para o pesquisador encontrar informações corretas e saber como usá-las, transformando em conhecimento aplicado à saúde”, afirmou.
A palestrante destacou que o acesso ao conhecimento científico atualizado traz resultados positivos. “Se o pesquisador utiliza esse conhecimento relevante e apropriado ao seu contexto, terá condições de atender melhor a população, tomar melhores decisões, aplicando conhecimento científico para melhorar a prática da saúde. Nós trabalhamos para ajudá-lo nesse sentido”.
Sandra Schiavon, coordenadora técnica do Sistema de Bibliotecas da PUC, aprovou a realização do evento. “Aqui conseguimos mostrar o que as bibliotecas estão fazendo para a área da saúde, vamos apresentar experiências. É muito enriquecedor, as pessoas que estão envolvidas podem aproveitar ideias e desenvolver projetos em suas instituições”.
“Acho muito importante o debate, o assunto diz respeito a todas as áreas. É muito interessante dar essa autonomia para o usuário na pesquisa, isso traz agilidade e conhecimento para saber interpretar a informação utilizá-la”, avaliou a professora do curso de Gestão da Informação da UFPR, Vera Lúcia Belo Chagas, mediadora de um dos debates do Seminário.