logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Sistema de Bibliotecas da UFPR tem o maior índice de satisfação entre a comunidade acadêmica

Diversas obras raras também estão disponíveis no acervo do Sistema de Bibliotecas. FOTO: Leonardo Bettinelli/ACS
Diversas obras raras também estão disponíveis no acervo do Sistema de Bibliotecas. FOTO: Leonardo Bettinelli/ACS

Entre mais de 30 itens avaliados em pesquisa interna conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da UFPR (CPA) durante 2014, o Sistema de Bibliotecas (SiBi) aparece com a maior porcentagem de satisfação entre alunos, técnicos e professores que deram sua opinião sobre a Universidade: 70% acham o sistema bom ou excelente.

Com 20 bibliotecas físicas que atendem todos os campi da UFPR, na capital e no interior, o acervo geral do SiBi engloba ainda todo um repositório virtual, composto pelas bibliotecas digitais de Teses e Dissertações, Periódicos, Especialização, Graduação, Eventos Científicos, Imagem e Som, além do material disponibilizado pelo Programa de Recursos e Práticas Educacionais Abertas (REA Paraná).

No total, são mais de 410 mil títulos impressos, multimídia e online: livros, dicionários, manuais, enciclopédias, teses, dissertações, monografias, periódicos, CDs, DVDs, fitas de vídeo e cassete, folhetos, mapas, testes psicológicos, partituras, slides, filmes, gravuras, apostilas, fotografias, normas e desenhos técnicos. Para disponibilizar esse acervo à comunidade acadêmica, servidores e bolsistas do Sistema viabilizam uma média de 260 mil empréstimos por ano e o repositório digital registra quase 100 milhões de acessos nesse período.

Notebooks também podem ser emprestados pelo SiBi, por meio de parceria com o programa de assistência estudantil da Universidade. FOTO: Ana Assunção
Notebooks também podem ser emprestados pelo SiBi, por meio de parceria com programa de assistência estudantil da Universidade. FOTO: Ana Assunção/ACS

A avaliação
Para chegar a índices de satisfação como esse do SiBi, a CPA organiza anualmente uma pesquisa de autoavaliação institucional, em que estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, docentes e público externo podem acessar um questionário online e dar sua opinião. Pela metodologia, quanto maior for a amostragem (questionários respondidos), maior a confiabilidade estatística das conclusões.

O objetivo é identificar os pontos fortes e fracos da UFPR, conhecer a opinião da comunidade acadêmica e da sociedade, bem como propor melhorias sobre os serviços prestados pela Universidade. São avaliados dez aspectos, orientados pelas dimensões e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): PDI e Missão; Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão; Responsabilidade Social; Comunicação com a Sociedade; Políticas de Pessoal; Organização e Gestão; Infraestrutura; Planejamento e Avaliação; e Sustentabilidade Financeira.

A pesquisa deste ano ficará aberta para participação durante todo o mês de outubro. O questionário foi desenvolvido de modo a facilitar e agilizar a colaboração das pessoas, permitindo que a avaliação completa seja concluída em menos de 12 minutos. Quando disponível, o acesso à pesquisa poderá ser feito pelo próprio site da CPA.

Leia também:

Inaugurada 20ª unidade do Sistema de Bibliotecas da UFPR

Sistema de Bibliotecas lança sistema de busca Integrada ao Acervo UFPR

Alunos poderão fazer empréstimo de notebook em bibliotecas

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...