A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (Sipad/UFPR), em convênio com a Fundação Araucária na Comissão Institucional do Programa “Ações Afirmativas em Extensão e Pesquisa, publicou o edital, com as normas para a seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária. As inscrições podem ser feitas pelos professores orientadores até o dia 8 de junho, pelo formulário eletrônico disponível aqui.
O objetivo do edital interno é incentivar a inclusão dos estudantes que ingressaram na instituição pelo sistema de cotas sociais na produção e difusão do conhecimento, promovendo a inserção dos cotistas em atividades científicas, tecnológicas e de inovação, enquanto possibilita a integração com a cultura acadêmica. Assim como visa incentivar projetos que têm como tema áreas de conhecimento ligadas à atuação da Sipad, como assuntos relacionados a pessoas com deficiência; surdos; indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais e do campo; povos do campo; negros; gênero e diversidade sexual; migrantes com visto ou acolhida humanitário, refugiados e apátridas.
Dessa forma, os critérios de seleção levam em consideração o grupo social dos estudantes e a avaliação prioriza a forma de ingresso na UFPR por meio de ações afirmativas, assim como os projetos têm prioridade na alocação das bolsas de acordo com as temáticas.
Estão aptos a receber bolsa os estudantes regularmente matriculados na UFPR há pelo menos um semestre que tenham rendimento escolar satisfatório e frequência igual ou superior a 75%. Não é permitido acumular bolsas (auxílios do Probem não são considerados como bolsas), nem ter vínculo empregatício.
Por Letícia Barbosa Ribeiro
Sob ortientação de Jéssica Tokarski