ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Simpósio reúne em Matinhos pesquisadores da área de meio ambiente e sociedade

 

Teve início na noite de quarta-feira (08/11), o II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (SBDTS). O evento é considerado um marco na história do Setor Litoral e dos programas de pós-graduação que promovem a pesquisa sobre meio ambiente e sociedade de forma interdisciplinar.

O coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes, Carlos Alberto Sampaio, e o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio. Fotos: Péricles dos Santos

Participaram da mesa de abertura os professores Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes; Liliani Marilia Tiepolo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS/UFPR); Renato Bochicchio, diretor do Setor Litoral e Valdir Frigo Denardin, coordenador geral do II SBDTS. Também esteve presente a professora Naína Pierri, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meio ambiente e Desenvolvimento (Made/UFPR). O evento termina nesta sexta-feira (10/11) no Setor Litoral da UFPR, em Matinhos (PR).

Na mesa de abertura, Denardin deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos participantes e palestrantes convidados. Segundo a professora Liliani Tiepolo, o II Simpósio é mais uma oportunidade de refletir sobre a região em que se encontra o Setor Litoral, onde está situada importante parcela do remanescente de Mata Atlântica, e sobre a importância da resiliência, seja da natureza ou da população local, para superar os desafios e ameaças. “Estamos em uma região deprimida que necessita do apoio da academia”, ressaltou.

O coordenador do simpósio, Valdir Denardin, e a coordenadora do PPGDTS, Liliani Tiepolo

Para o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio, o evento é motivo de orgulho. “Falar em desenvolvimento, em território, em sustentabilidade, hoje, significa se posicionar também politicamente, diante desse projeto de país que está colocado atualmente”, argumentou Bochicchio.

Na sequência teve início a palestra “O território de categoria da prática à categoria de análise: um olhar latino-americano e integrador”, ministrada por Rogério Haesbaert da Costa, professor titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...