ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“Sextas na Pós”: experiências com videoaulas para a rede municipal durante a pandemia -20/05

O projeto “Sextas na Pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos programas de Pós-graduação em Educação e em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), segue em mais uma edição, nesta sexta-feira (20), das 19h às 21h, via canal do YouTube do PPGE.

Com o tema “Quem te viu quem TV: conversa sobre ensino remoto, aprendizagem e formação de professores”, a professora do PPGE, Elisa Maria Dalla-Bona, conduz as apresentações de suas orientandas de doutorado Alessandra Barbosa e Pamela Zibe Manosso Perussi sobre as suas experiências como membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME)  na gravação de videoaulas em língua portuguesa e literatura e ainda sobre o retorno às aulas presenciais e os desafios relacionados ao acolhimento dos estudantes, às questões de aprendizagem e de formação de professores.

Durante os anos de 2020 e 2021, mais de duas mil aulas de língua portuguesa e literatura foram gravadas para a transmissão aos estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental pelo canal do YouTube da “TV Escola Curitiba” e também via televisão aberta: Paraná Turismo e Rede Massa. Nesse período, houve mais de cem mil inscritos e cerca de 30 milhões de visualizações. As videoaulas beneficiaram ainda estudantes de outras 217 cidades paranaenses.

“Esta é uma oportunidade muito expressiva que o PPGE-UFPR vem promover no sentido de construir as pontes necessárias para um diálogo capaz de aproximar a pesquisa realizada na academia e o fazer pedagógico da escola, de modo a chamar os professores da educação básica – que atravessaram o período mais conturbado do ensino na pandemia – para contribuírem com uma reflexão qualitativa sobre o ensino, especialmente, sobre o ensino de literatura e a formação de leitores e alunos-autores na escola básica”, destaca a professora Elisa.

A doutoranda do PPGE, Pamela Zibe Manosso Perussi, ressalta o trabalho com a preparação e a exibição das videoaulas no que se refere à abordagem metodológica, à organização e à capilaridade para que fosse atingido o maior número de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.  “Foi um trabalho coletivo e de muita dedicação entre profissionais da SME, em conjunto com Núcleos Regionais, professores lotados nas unidades, que acompanhavam e estudavam cada videoaula produzida de modo a englobá-la em seus planejamentos para que, quinzenalmente, pudessem enviar para os estudantes o kit pedagógico, retirado sempre na unidade pelos familiares dos estudantes, com o objetivo de garantir o acesso à aprendizagem”, explica. Ela também argumenta sobre o pioneirismo da iniciativa da SME de Curitiba.

Já a doutoranda do PPGE, Alessandra Barbosa, analisa que as dificuldades e os desafios apresentados em sua experiência com as videoaulas de língua portuguesa, especialmente de literatura, para mais de cinco mil estudantes, matriculados na rede municipal de ensino de Curitiba, durante a pandemia, levaram ao retorno às bases teóricas, obtidas na UFPR no intuito de encontrar alternativas metodológicas. “Isso demonstra a relevância em promover a aproximação entre escola e universidade, com diálogos constantes aliando teoria e prática para a melhoria na qualidade da educação pública em nossa sociedade”. Ela salienta que pesquisar o comportamento e a aprendizagem tanto durante o ensino remoto quanto no presencial constitui importante ferramenta para pensar a educação. “É preciso que as experiências docentes sejam levadas para além dos muros da escola, adentrem os portões da universidade e construam caminhos dialógicos entre teoria e prática de ensino”, conclui.

Projeto “Sextas na Pós: conversas com professores(as)”

Data: 20 de maio

Horário: 19h às 21h

Transmissão: Ao vivo pelo canal do PPGE no YouTube

Por Comunicação PPGL

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...