Setor Palotina é base para projeto piloto de pool de secretarias

16 outubro, 2014
10:00
Por
0
UFPR

A Progepe (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) e o Setor Palotina da UFPR deram início a um projeto de pool de secretarias, que pretende melhorar a eficiência do atendimento das secretarias do Setor.

Com o aumento do número de cursos oferecidos no campus Palotina, os secretários passaram a atender um número maior de alunos, docentes e técnicos. O projeto tem o objetivo de melhorar a organização do quadro de servidores para atender à demanda maior.

O Setor Palotina será base para o projeto piloto, que será aplicado posteriormente em toda a Universidade, se necessário.

O projeto foi elaborado pelos servidores Sabrina Brune, Elias Naor Schlosser e Douglas Leonardo Fossá, que também apresentaram um artigo sobre o tema no 16º Encontro Regional e 27ª Semana Acadêmica do Curso de Secretariado Executivo, que aconteceu entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro na Unioeste.

Segundo o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Adriano Ribeiro, representantes da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) fizeram uma visita técnica ao campus de Palotina para conhecer o projeto.

 

Expansão

A direção da UFPR Palotina, em conjunto com os secretários, encabeça o projeto de desmembramento da secretaria em duas, com funções distintas e delimitadas. Surgiram assim a Secretaria Acadêmica de Graduação e a Secretaria Administrativa, com o objetivo de adequar os espaços, o atendimento e a gestão documental para as novas demandas originadas pela expansão da UFPR Palotina.

Dessa forma, dez servidores atendem com qualidade os oito cursos de graduação, quatro cursos de pós-graduação e sete departamentos, além da comunidade externa. O Setor tem mais de 1400 alunos matriculados, 125 docentes e 85 técnicos-administrativos.

A UFPR Palotina iniciou suas atividades em 1993, com a oferta do curso de Medicina Veterinária. Em 1997, quando a primeira turma do curso se formou, o campus tinha 15 docentes, 20 técnicos-administrativos e cerca de 300 estudantes. Com a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), em2007, aUFPR Palotina passou a ofertar oito cursos, com capacidade para 2860 alunos matriculados até 2015.

Além do aumento no número de acadêmicos, o número de docentes também aumentou após a adesão ao Programa Reuni; no início de 2014, o campus passou a contar com 100 docentes efetivos.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]