logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Palotina da UFPR desenvolve ações rigorosas no combate ao Aedes aegypti

Os técnicos estão fazendo uma vistoria rigorosa em todos os possíveis locais onde os Aedes pode se reproduzir. Imagem: Acervo da UFPR de Palotina.
Os técnicos estão fazendo uma vistoria rigorosa em todos os possíveis locais onde os Aedes pode se reproduzir. Imagem: Acervo da UFPR de Palotina.

O Setor Palotina da UFPR está desenvolvendo um conjunto de ações vigorosas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti – vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Desde o início do ano passado, funcionários de uma empresa terceirizada contratada pela Direção do Setor desenvolvem, semanalmente, um mutirão para eliminar reservatórios de água parada – potenciais criadouros do mosquito. Este trabalho reduziu drasticamente o número de multas aplicadas pelo Programa Nacional de Combate à Dengue, gerenciado pela Secretaria de Saúde de Palotina.

Na realidade,  esta não é a primeira iniciativa do setor neste campo. Em 2012, a professora Silvia Cristina Osaki, docente do Departamento de Ciências Veterinárias, coordenou o projeto de extensão “Ações de Educação Sanitária Aplicas à Prevenção e ao Controle da Dengue”. O projeto teve como objetivo reduzir a prevalência e a letalidade da dengue e, ainda , o percentual de infestação predial pelo Aedes.

No projeto, foram desenvolvidas várias ações educativas em escolas públicas, creches, empresas, centros comunitários e de ensino superior. Entre estas ações, estão palestras, exibição de vídeos, teatros e a distribuição de folders. A professora submeteu o projeto de extensão “Controle da População do de Aedes aegypti e Prevenção da Dengue, Chikungunya e da temida Zika”, que está em fase de avaliação.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...