logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Palotina da UFPR desenvolve material sobre plantas medicinais para ensino infantil

Docentes e bolsistas do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram um material para que as crianças possam aprender sobre plantas medicinais de forma dinâmica e divertida. “Plantas Medicinais: livro de atividades com adesivos” foi elaborado em comemoração aos 25 anos dos projetos de extensão da Universidade que abordam a temática junto à comunidade de Palotina.

O livro que incentiva a curiosidade das crianças será distribuído em oficinas extensionistas. A partir do início das aulas em 2022, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da cidade devem receber os kits para uso em sala ou no ensino remoto.

A publicação apresenta Flora, a mascote dos projetos com plantas medicinais do Setor Palotina. A menina curiosa e que tem fascínio pelas plantas convida as crianças a ajudarem nas tarefas de forma interativa. O conteúdo é apresentado em 44 páginas com 28 atividades: labirinto, jogo dos sete erros, figuras para colorir, complete e ligue pontos, além de incluir adesivos personalizados. 

A ideia de atualizar a versão do “Almanaque das Plantas Medicinais”, publicado em 2014,  surgiu no início da pandemia de Covid-19, diante da necessidade de desenvolver tarefas a distância. A ação fez parte da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em dezembro de 2021, e impulsiona o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para a temática de vida saudável, promoção do bem-estar e educação de qualidade.

De acordo com as professoras organizadoras, Carina Kozera, Letícia Bortolozo Trevisan, Patricia da Costa Zonetti, Roberta Paulert e Suzana Stefanello, a iniciativa fortalece a publicação em ciência e tecnologia e consolida a extensão universitária no Setor Palotina da UFPR.

O livro também será utilizado na premiação dos projetos destaque da 12ª Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Fecitec), prevista para o segundo semestre deste ano.

 

Por Bruna Durigan

Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves

pt_BRPortuguese