

A UFPR Litoral irá sediar de 31 de janeiro a 4 de fevereiro o V Simpósio de Xadrez como Inclusão Escolar – uma realização da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, em parceria com a UFPR e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é discutir e promover as contribuições do jogo de xadrez para a construção do pensamento lógico, para a tomada de decisão em situações- problema e para o ensino-aprendizagem da matemática.
Como parte da programação, no dia 4 de fevereiro acontecerá uma simultânea internacional de xadrez conduzida pelo campeão paraguaio José Fernando Cubas, cujo Rating Fide (pontuação no ranking da Federação Internacional de Xadrez) atual é de 2.483 pontos. Em 2008, Cubas participou de outra simultânea em Cuiabá, quando jogou contra 77 jogadores, vencendo 72 partidas.
No mesmo dia 4, acontece a Copa Brasil de Xadrez Educacional – Etapa Caiobá, da qual irão participar estudantes de escolas e universidades e comunidade em geral, nas categorias Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 anos.
V Simpósio de Xadrez como Inclusão Escolar
Data: 31/01 a 04/02
Local: UFPR Litoral – Caiobá – Matinhos (PR)
Mais informações: http://www.litoral.ufpr.br/portal/blog/noticia/xadrez-e-inclusao-escolar-sao-temas-de-evento/