logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Litoral recebe a exposição “In” Perfeitos, de fotos de modelos com deficiência

 

Será aberta no dia 15 de setembro, no Setor Litoral, a exposição fotográfica “In” Perfeitos, para a qual foram fotografados 21 modelos com algum tipo de deficiência. A promoção é de um grupo de estudantes e pais de pessoas com deficiências ligadas ao setor, que estão realizando uma série de atividades para aumentar a visibilidade e defender seus direitos no município de Matinhos.

Entre eles está o estudante Rogério Castro, que cursa o sexto período de Licenciatura em Ciências na UFPR Setor Litoral. “Tenho 40 anos, sou paraplégico há 23 anos, em decorrência de um ferimento com arma branca. Após vários meses de reabilitação, vivo uma vida como qualquer outra pessoa, sou casado, tenho uma filha de nove anos, trabalho e estudo”, relata Rogério.

Segundo a estudante de Geografia Emanuelle Aguiar, umas das responsáveis pela organização do evento, a expressão “In”no título do evento representa a necessidade de olhar para dentro dos indivíduos. “Queremos que o público perceba que, independentemente de como as pessoas com deficiências são por fora, somos todos seres humanos, cada qual com seu estilo de vida, suas particularidades, percepções, vivências, desafios, sofrimentos e alegrias”, explica Emanuelle.

A estudante, que já é graduada em Gestão de Recursos Humanos, afirma que sempre quis ser educadora e que a UFPR proporcionou esta oportunidade. “Estava no penúltimo período do curso em uma faculdade particular quando vi o anúncio do curso na UFPR Setor Litoral e disse pra minha mãe: vou tentar! Tentei e deu certo. A cada aula que passa amo mais a Geografia e tenho a certeza de que escolhi o caminho certo”, relata a estudante.

Emanuelle é também a presidente da Associação Integrada de Pessoas com Deficiência e Amigos de Matinhos (Acessis), organização que está em processo de instituição no município.

A exposição ficará no hall do auditório do Setor Litoral até o dia 15 de outubro.

Serviço:

Exposição “In” Perfeitos
Data: 15 de setembro a 15 de outubro

Local: Hall do auditório Juliano Fumaneri Weiss – UFPR Setor Litoral

Horário: 8 às 22h

Entrada franca

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...