logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor Litoral promove o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Revista
Primeira edição da publicação produzida pelo PPGDTS será lançada durante o evento. IMAGEM: Reprodução

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) da UFPR realizará o I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável, nos dias 29 e 30 de outubro, no Setor Litoral, localizado no município de Matinhos (PR). O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio de pesquisas e experiências interdisciplinares sobre temáticas ligadas ao Desenvolvimento Territorial Sustentável entre docentes, profissionais/pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação.

O I Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável será composto por conferência, mesa-redonda, apresentação de projetos de pesquisa (consórcio de projetos), apresentação de trabalhos completos em Grupos de Trabalho (GT) e de resumos por meio de exposição de pôsteres. A organização do evento convida a comunidade acadêmica para apresentar trabalhos que tenham interface com as temáticas fundantes do PPGDTS: a) Socioeconomia e Saberes Locais; b) Redes Sociais e Políticas Públicas; c) Ecologia e Biodiversidade.

Entre os destaques na programação está a participação do professor Carlos Alberto Cioce Sampaio, do Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana (PUC-PR) e membro da Coordenação da Área de Ciências Ambientais da CAPES; do professor Fernando Ferreira Carneiro (UnB), que falará sobre “Os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde e no Ambiente”; e dos professores Antonio Carlos Diegues (USP), Sérgio Azevedo Fonseca (UNESP) e Eric Pierre Sabourin (UNB), que debaterão o tema “Desenvolvimento territorial sustentável: um diálogo interdisciplinar”.

Ainda no mesmo evento serão lançados os livros: Violência, gênero e diversidade: desafios para a saúde e o desenvolvimento, organizado por Clóvis Wanzinack e Marcos Signorelli; Diversidade, inclusão e saúde: perspectivas interdisciplinares de ação, organizado por Marcos Signorelli e Tainá Ribas Mélo; Educação & diversidade: a questão de gênero e suas múltiplas expressões, organizado por Nadia Covolan e Daniel Canavese; e Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil, organizado por Ana Elisa de Castro Freitas.

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) também lançará no evento a primeira edição da Revista Guajú – Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Confira aqui mais informações e programação completa.

Texto por Aline Gonçalves/Setor Litoral

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...