logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Educação promove evento voltado para licenciaturas e docentes do ensino básico – 27 de agosto

O Setor de Educação da UFPR promove um evento de extensão no próximo sábado (27) a partir das 9h. A programação é aberta à comunidade e voltada, principalmente, para estudantes de licenciatura e docentes do ensino básico.

“Letramento Literário” e “Leituras a partir das áreas de Geografia e História” serão os temas abordados pelas mesas-redondas. Haverá participação de mestrandos e docentes da UFPR.

A atividade acontece no Campus Rebouças, sala 112, e o evento é certificado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultural.

Para participar, inscreva-se neste link

Mais informações pelo e-mail associacaoler.com@gmail.com

Confira abaixo a programação completa:

 

Letramento literário – 9h

Letramento literário e o tema da morte: uma experiência com alunos de sexto ano – Trata de um recorte de pesquisa em andamento, intitulada “O letramento literário e o tema da morte: os contos de Ricardo Azevedo”. O objetivo é discutir sobre as eventuais contribuições do letramento literário para possibilitar o trabalho em sala de aula com o tema da morte.

Aline Cristina de Souza Lima Moreira – Professora de língua portuguesa da rede pública estadual; licenciada em letras português e espanhol pela UFPR. Atualmente mestranda da UFPR no Programa de pós-graduação em educação: Teoria e prática do ensino.

A literatura, a religião e os direitos humanos na escola pública: resistência e conflito – Apresenta resultados de pesquisa que investiga práticas e estratégias de valorização da literatura de obras com temática antirracista, nas aulas de Ensino Religioso, nos anos iniciais do EF, que conduzam ao letramento literário e repertoriem o aluno para o enfrentamento de situações de conflito, considerando-se o caráter humanizador da literatura, sob a perspectiva dos Direitos Humanos.

Maria Angela da Motta – Graduada em Letras pela UFPR, pós-graduada em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa pelas Faculdades Integradas Espírita, mestranda em Educação pelo PPGETPE da UFPR. Concursada pela Prefeitura de Curitiba, como professora do Ensino Fundamental I e II. Possui 28 anos de experiência em educação.

Mediação: Rafael Ginane Bezerra – Sociólogo, professor de Didática e Letramento Literário (DTPEN-UFPR), coordenador da Oficina de Leitura e Escrita de Próprio Punho, autor do livro Dando nó em pingo d’água (infantojuvenil).

 

Leituras a partir das áreas de Geografia e História – 10h30

“Do meu lugar posso ler o mundo” – Partir do mais próximo para o mais distante, do conhecido para o desconhecido. Essa é a “lógica” que orienta, desde longa data, o chamado “recorte espacial” dos conteúdos que compõem os programas curriculares de Geografia. Tal lógica, que é também um procedimento metodológico, parece não assegurar uma leitura de fato geográfica do mundo em que vivemos. Com quais lentes promover leituras interpretativas de realidades multiescalares, sem a imposição de hierarquias? Nossa fala terá por propósito estabelecer um diálogo nutrido por essa problematização.

Roberto Filizola – Licenciado e bacharel em Geografia pela UFPR. Mestre em Geografia pela USP. Doutor em Geografia pela UFPR. Docente do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da UFPR, onde atua na formação inicial de professoras e professores de Pedagogia e Geografia.

Literatura como fonte para o ensino de História – O uso didático de fontes que tragam dimensões de vidas, de pessoas, em diferentes tempos, é uma prática muito recomendável no ensino de História, para todas as faixas etárias. A literatura pode ser uma delas, em duas perspectivas, como fonte histórica, ou como fonte de reflexões acerca dessas vidas, das práticas, dos valores delas, e ainda, para a compreensão do que entendemos como conceitos de segunda ordem, neste ensino. Nesta fala, serão trazidas algumas dessas possibilidades.

Nadia Gaiofatto Gonçalves – Licenciada e Mestre em História (Unesp-Assis), Doutora (USP) e pósDoutora (UFRJ) em Educação. Docente do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Setor de Educação da UFPR. Na graduação, trabalha com os cursos de Pedagogia e História, em disciplinas como Metodologia do Ensino de História, e Prática de Docência em História. Na pós-graduação, é docente do PPGE, na Linha de Hist. e Historiografia da Educ., e no Mestrado Profissional em Ensino de História.

LOCAL: Sala 112 – Campus Rebouças – Rua Rockefeller, 56

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...