ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Exatas comemora 80 anos

O Setor de Ciências Exatas (SCE) da UFPR celebrou nesta quarta-feira (6) seus 80 anos. Foi em 1938 que a UFPR recebeu os primeiros cursos na área de exatas, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná (Fafi), que, por meio do departamento de Ciências, abrigava os cursos de Química, Matemática e Física. A data foi lembrada em uma cerimônia no auditório do Departamento de Química, no Politécnico.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou o protagonismo do setor, que tem uma longa trajetória na UFPR, com qualidade de ensino e pesquisa que se reflete nacional e internacionalmente. Aproveitando a oportunidade, Fonseca anunciou a retomada da obra do prédio de Química, que ainda este ano deve ter o processo de licitação iniciado.

Marcos Sunye, diretor do SCE, falou sobre os dados positivos do setor, demonstrando que parte do sucesso que acompanha os departamentos desta área tem como base a dedicação notória de seus técnico e docentes. Para o vice-diretor do setor, Alexandre Luis Trovon, “nesses 80 anos do setor fica marcada a sua vocação para o ensino das ciências, principalmente da química, da física e da matemática, e posteriormente nas áreas de informática, estatística e expressão gráfica”.

Trovon lembrou também da avaliação positiva do MEC em relação ao que chamou de cursos anfíbios do setor, que estão localizados no Centro de Estudos do Mar (CEM).

Polivalente

O setor atende ainda, além dos próprios cursos pertencentes aos seus departamentos, outros 30 cursos da universidade, por meio de ofertas de disciplinas na área de ciências exatas, o que gera uma oferta de mais de uma centena de disciplinas por semestre. Além de prestar serviços para a  comunidade interna, o setor desenvolve diversos projetos que trabalham com a comunidade externa, como o processo seletivo estendido, que busca reforçar as bases do ensino básico a fim de garantir uma graduação com menos lacunas por dificuldades na formação inicial do estudante.

Também  ofertam atividades como as Olimpíadas de Matemática, que abre a UFPR para a sociedade e coloca o estudante do ensino médio dentro da instituição para integração entre universidade e escolas.

O professor Lauro Samojeden, presidente da comissão organizadora dos 80 anos do Setor de Ciências Exatas,  lembrou que o evento foi pautado com dois grandes objetivos. O primeiro deles: “Homenagear diretores, professores e técnicos que prestaram relevantes serviços ao Setor de Ciências Exatas, aos respectivos departamentos e, dessa forma, à própria UFPR.

E segundo, fazer um resgate histórico do setor, dos seus departamentos, e cursos. História que precisa ser lembrada para que as novas gerações reconheçam que o que temos hoje na nossa centenária universidade foi, e continua sendo, construído com muito esforço e dedicação”.

Mais fotos da cerimônia podem ser vistas aqui

Para conhecer melhor a história do Exatas, acesse este link

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...