O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) envolvendo seres humanos, do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, celebrou 15 anos de sua implantação nesta quarta-feira (31). Membros do CEP, ex-coordenadores, professores e a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz se reuniram para a comemoração.
Atualmente coordenado pelas professoras Ida Cristina Gubert, do Departamento de Patologia Básica, e Ilana Kassouf Silva, do Departamento de Fisiologia, o CEP foi criado oficialmente no ano de 2003. “Havia apenas o comitê do Hospital de Clínicas, que atendia basicamente a atividade hospitalar. Com a multiplicidade de ações fora do campo do hospital, passamos o ano de 2002 estruturando um novo comitê e conseguimos a aprovação em outubro de 2003 pelo conselho setorial de Ciências da Saúde”, conta o professor Rogério Molinari sobre a implantação do CEP.
Desde então, o Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos aprecia todas as pesquisas da área, desenvolvidas no âmbito da UFPR, exceto ensaios clínicos que são encaminhados diretamente para o HC. “Realizamos duas reuniões mensais e recebemos em média 30 projetos de pesquisa por encontro. O CEP é fundamental para o desenvolvimento de uma pesquisa ética, proteção dos participantes, do pesquisador e da própria instituição. O Comitê dá o aval de aprovação ética”, explica a coordenadora do CEP, professora Ida Gubert.
“A atuação do comitê foi vital para a extensão da universidade para fora de seus muros. Hoje não é possível realizar projetos nas unidades básicas de saúde sem que tenha uma apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa”, afirma o professor Molinari.
De caráter multi e trans disciplinar, o Comitê possui 18 membros relatores de diversas áreas, todos voluntários. Os profissionais avaliam as propostas e apresentam diferentes visões das problemáticas das pesquisas.
“Eu sempre acompanhei o trabalho do Comitê e o vejo como fundamental para garantir a ética e, principalmente, para proteger todos os envolvidos. Isso é essencial para a pesquisa”, avalia a vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz.
De acordo com a coordenadora do CEP, ainda há muitos desafios pela frente. “Vejo que a ética na pesquisa vai ficar cada vez mais consolidada na instituição, mas é um trabalho que os comitês devem fazer em conjunto”, conclui.


Confira a galeria de fotos aqui.