Setor de Ciências Biológicas inaugura espaço cultural com duas exposições

28 julho, 2023
08:00
Por Aline Fernandes
0
Extensão e Cultura

Na semana em que a UFPR sedia a 75ª Reunião Anual da SBPC, o Setor de Ciências Biológicas (SCB) inaugura um novo espaço cultural, de convivência e divulgação científica. Localizado no térreo do prédio principal do setor, ao lado da Biblioteca, a área recebe as exposições Amazomix e Fritz Müller.

“Estamos todos sempre dentro dos laboratórios e por isso, muitas vezes, damos pouca atenção para esses espaços de convivência e circulação. É uma estrutura simples, mas que possibilita termos contato com a arte e a cultura. A ideia é que venham diversas exposições na sequência”, afirma o diretor do setor, professor Tales Ricardo Cipriani.

Além de Cipriani, participaram da inauguração o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora Graciela Inês Bolzón de Muniz, o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Rodrigo Arantes Reis, o vice-diretor do setor, professor Marcelo de Meira Santos Lima, demais autoridades, representantes de instituições parceiras da UFPR, servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes.

Inauguração do espaço aconteceu no dia 24 de julho, durante a realização da SBPC na UFPR. Foto: Aspec/SCB

O reitor parabenizou a iniciativa pela realização e inauguração do novo espaço, especialmente por ser algo voltado “para dentro” da UFPR. “Eu tenho dito que a Universidade precisa saber comunicar melhor, mostrar-se melhor à comunidade externa. A SBPC é uma grande ocasião para isso acontecer, pois estamos recebendo milhares de crianças e escolas. Mas abrir espaço dentro desses corredores para a convivência, num setor que é tão pujante e que faz tanta pesquisa, que produz tanto conhecimento, tem um significado especial também”, afirmou. “Os encontros na Universidade podem ser momentos de despertar ideias que fazem a roda do conhecimento girar e que fazem com que as tramas da solidariedade fiquem mais estreitas”.

Exposições

A Amazomix, uma parceria entre a UFPR e a Aliança Francesa, reúne uma coleção de registros fotográficos da expedição Amazomix, projeto bilateral entre Brasil e França que levou cientistas dos dois países ao alto mar com a missão de estudar e compreender a vida marinha no encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico.

Já a exposição Fritz Müller, proporcionada pela SBPC, conta a fantástica história do naturalista Johann Friedrich Theodor Müller, que em 1864 publicou o livro “Für Darwin”, na Alemanha, cinco anos após o britânico Charles Darwin publicar “A origem das espécies”. O livro impressionou tanto Darwin que ele mesmo pagou a tradução do alemão e a publicação da obra em inglês sob o título “Facts and Arguments for Darwin”. Os dois mantiveram uma intensa correspondência e amizade até a morte de Darwin, em 1882. Fritz Müller é o terceiro cientista mais citado em “A origem das espécies” e publicou cerca de três centenas de artigos científicos, grande parte deles em periódicos internacionais, como a Nature.

“Espero que a comunidade possa prestigiar sempre esse espaço. A cada nova exposição, que circulem por aqui, leiam, vejam, interajam com esse novo espaço”, destacou Cipriani.

Exposições Amazomix e Fritz Müller
Local:
prédio principal do Setor de Ciências Biológicas
Endereço: Centro Politécnico, Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]