logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Biológicas oferta 21 vagas para mestrado e 11 para o doutorado

Prédio do Setor de Ciências Biológicas.Foto:ACS

Vinte e uma vagas para mestrado são ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPR. As áreas de concentração disponíveis são Biologia Molecular de Patógenos; Fisiologia Celular em Processos Biológicos; e Toxicologia Celular e Ambiental. Interessados nessas vagas têm prazo até o dia 21 deste mês para se inscreverem, acessando o site http://www.pgbiocel.ufpr.br. Para este total de vagas serão concedidas nove bolsas de estudo, que serão distribuídas de acordo com a classificação final dos candidatos.

 O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia do Setor de Ciências Biológicas da UFPR também está com inscrições abertas, até dia 20 deste mês, para o doutorado. São disponibilizadas seis vagas, três na área de concentração em Parasitologia, uma para Microbiologia e duas para Patologia. As habilitações serão aceitas somente de forma online, pelo site http://www.ppmpp.ufpr.br. Neste endereço eletrônico os candidatos também obterão informações sobre todo o processo de seleção (documentação exigida, provas, etc).

Bioquímica oferta 6 vagas

Outro Programa de Pós-Graduação do Setor de Ciências Biológicas que está com inscrições abertas é o de Ciências Bioquímicas, o mais antigo da UFPR. Este Programa, que oferta cinco vagas no doutorado,completará em 2015, 50 anos de implantação. Na última avaliação da Capes (triênio 2010-2012), conquistou conceito 6, o que o coloca entre os mais conceituados do Brasil.

 Estudantes, docentes e profissionais da área interessados em concorrer às vagas abertas têm prazo até o dia 26 deste mês para se inscreverem. Eles devem acessar o site http://www.pgbioq.ufpr.br, escolher a linha de pesquisa de interesse (1 – Bioquímica e Biologia Molecular de Microrganismos; 2 – Bioquímica Farmacológica e Metabolismo Celular; 3 – Enzimologia e Biotecnologia; 4 – Química de Carboidratos), preencher o formulário e apresentar a documentação exigida.

O Programa dispõe de bolsas de estudo das Agências CAPES e CNPq, e as mesmas serão concedidas de acordo com a disponibilidade e obedecendo a classificação dos candidatos no processo seletivo. Mais informações podem ser obtidas no site de inscrição deste Programa de Pós-Graduação do Setor de Ciências Biológicas, localizado no Centro Politécnico.

Por Celsina Favorito 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...