logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Servidor do HC conquista segundo lugar no Prêmio Chico Ribeiro

Portulhak apresenta o trabalho no congresso. Imagem: Arquivo pessoal

Durante o IV Congresso de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, realizado em novembro, em Brasília, foram divulgados os resultados da edição 2014 do Prêmio Chico Ribeiro, que tem a finalidade de estimular e fortalecer a pesquisa acerca do tema Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. Dividido em três categorias (Estudantes, Profissionais e Relatos de experiências de implantação de informação de custos e artigos científicos relacionados à temática), neste ano a equipe formada por Daiana Bragueto Martins, Henrique Portulhak, egressos do mestrado em Contabilidade da UFPR, e Simone Bernardes Voese, orientadora, levou o segundo lugar entre os Profissionais com o artigo “Gestão de custos: um diagnóstico em hospitais universitários federais”.

Essa foi a primeira vez que o trio concorreu à premiação. “[Este] é um reconhecimento importante sobre a qualidade das atividades acadêmicas que são realizadas na instituição, bem como um reconhecimento pelo incentivo dado pelos programas de pós-graduação stricto sensu e pela gestão do HC/UFPR e da UFPR à realização de pesquisas que buscam fomentar melhorias nos serviços prestados por entidades públicas”, afirma Portulhak, que é contador do Hospital de Clínicas. “Creio que o destaque recebido nessa pesquisa pode demonstrar a diversas organizações e à sociedade em geral que a instituição está engajada ao chamar a atenção para novas necessidades e oportunidades de melhorias na gestão pública que vão ao encontro das preocupações demonstradas por estas.”

Segundo o servidor, a pesquisa foi motivada pela crescente preocupação da sociedade a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo poder público e pela limitação de pesquisas e publicações acadêmicas sobre custos hospitalares. O grupo concluiu que a gestão de custos não é uma prática plenamente difundida nos hospitais universitários federais pesquisados. “Mencionar isso é importante considerando a relevância de tais instituições no contexto dos serviços públicos de saúde (em termos operacionais e financeiros), e também considerando o novo paradigma da contabilidade pública que tem sido formado atualmente (busca da convergência com padrões internacionais)”, explica, acrescentando que o relatório pode servir de estímulo para esse desenvolvimento.

Também neste ano, Portulhak ficou com o segundo lugar na categoria Qualidade do Gasto Público no VI Prêmio da Secretaria de Orçamento Federal de Monografias. O artigo “Proposta de modelagem conceitual do Public Value Scorecard como instrumento integrado ao planejamento estratégico de um hospital universitário federal” foi orientado pela professora Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, também do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR.

Por Jéssica Maes

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...