logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Serviço de Medicina Respiratória Pediátrica do HC ganha instalações próprias

Foto: Leonardo Bettinelli

Foto: Leonardo Bettinelli

Depois de 30 anos o Serviço de Medicina Respiratória Pediátrica do Hospital de Clínicas ganha instalações próprias. A nova sede fica na Rua Padre Camargo, 453 e foi adquirida e reformada com recursos do Governo do Estado, Associação de Amigos do HC e também da Volvo do Brasil. Foram investidos R$1,100 milhão durante seis anos, segundo o diretor da unidade , professor Nelson do Rosário Filho. A meta agora é ampliar as pesquisas na área respiratória infantil, destacou o diretor, na inauguração dia (01/03). A solenidade contou com a presença de autoridades de saúde de Curitiba e do Estado, médicos, diretores do HC, do reitor Zaki Akel Sobrinho e vice-reitor Rogério Mulinari, além de diretores das empresas parceiras do serviço.

O Serviço de Medicina Respiratória Pediátrica tem parceria com a Unibrasil, Unifesp, USP São Paulo, USP Ribeirão Preto e conta com apoio de pesquisadores internacionais da Itália, Estados Unidos e Áustria. Mais de 50 teses de doutorado e dissertações de mestrado foram desenvolvidas na unidade. Os resultados dessas pesquisas já foram apresentados em eventos nacionais e internacionais. Ex-alunos também estagiaram em centros de Portugal, Itália, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.

O HC/UFPR é referência nacional no que diz respeito a pacientes com fibrose cística, imunodeficiências primárias; asma grave; angioedema hereditário; imunoterapia; doenças alérgicas por pólen; estudos epidemiológicos sobre asma; e conjuntivite alérgica. “Todos esses procedimentos e recursos para diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas, imunológicas e pulmonares, destacam a posição do HC na geração de conhecimento e em benefício da comunidade”, explicou Nelson do Rosário Filho.

Responsável por procedimentos diagnósticos em doenças alérgicas, imunológicas e pulmonares em crianças e adolescentes, o Serviço de Medicina Respiratória Pediátrica é, especialmente, voltado a pacientes com alergia alimentar. Nele, são feitos testes cutâneos de leitura imediata com diferentes fórmulas lácteas, provocação oral com alimentos e imunoterapia oral para indução de tolerância. Já nos casos de reações a medicamentos, o Serviço faz testes alérgicos e provocação oral em algumas circunstâncias, visando a confirmação diagnóstica e a exclusão dos medicamentos comprovadamente responsáveis por reações.

Foto: Leonardo Bettinelli

Foto: Leonardo Bettinelli

O espaço é o primeiro centro de pesquisa em conjuntivite alérgica do Brasil, estabelecendo a prevalência no que diz respeito à conjuntivite alérgica em Curitiba e atende, em média, 450 consultas por mês.

Para o reitor Zaki Akel, a inauguração representava um momento de festa, porque as novas instalações vão permitir mais qualidade ao serviço, tanto na pesquisa, como no atendimento às crianças que são encaminhadas para o Serviço. “O HC é do povo do Paraná, é 100 por cento SUS”, destacou o dirigente

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...