Seminário orienta coordenadores de projetos sobre relacionamento com fundações de apoio

08 maio, 2012
18:41
Por
0
Ciência e Tecnologia

Seminário de gerenciamento de projetos desenvolvidos com apoio de fundações - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Com o objetivo de orientar a comunidade universitária a respeito das determinações acerca dos projetos desenvolvidos entre a UFPR e Fundações de Apoio, a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) realizou terça-feira (08) um seminário de esclarecimento voltado aos coordenadores dos projetos. O encontro, que ocorreu a partir das 14h, lotou o auditório do prédio de Engenharia Química, localizado no campus Politécnico.

Entre os assuntos discutidos, estava o Decreto Interministerial 7.423/10 exigindo que, para regulamentar as relações entre as Ifes e as Fundações de Apoio, as Universidades estabeleçam normativos internos de normatização, dando origem à recém-aprovada Resolução 17/11 do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad).

Os participantes receberam na entrada do evento uma cartilha contendo um Manual de Orientação a respeito das mudanças advindas da nova Resolução. Segundo a pró-reitora de Planejamento Lúcia Montanhini, a determinação implica em alterações nos procedimentos de formalização e controle dos projetos desenvolvidos, logo o seminário foi realizado para que os professores não habituados às formalidades agora exigidas pudessem esclarecer suas dúvidas. Além disso, o encontro também teve a intenção de guiar a comunidade no sentido de como realizar o controle social adequado, conforme os trâmites legais.

O reitor Zaki Akel Sobrinho afirmou que o relacionamento com as Fundações de Apoio é essencial, visto que a UFPR possui uma vasta relação de funcionários qualificados, potencial que pode ser colocado à disposição da sociedade mediante os projetos desenvolvidos ao lado destas fundações. Zaki ainda acrescentou que a transparência dos investimentos da Universidade para com a sociedade é indispensável, e que o controle social é uma forma de assegurar que ela se realize.

Participaram também da mesa o vice-reitor Rogério Mulinari, o diretor superintendente da Funpar Paulo Melo Garcia e a diretora do Setor de Tecnologia da UFPR Arislete Dantas de Aquino.

 
Por Amanda Pofahl, com orientação de Lais Murakami

Veja a reportagem da UFPRTV:
http://200.17.241.76/content?vspace=1307&cid=20935952

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]