Entre os assuntos discutidos, estava o Decreto Interministerial 7.423/10 exigindo que, para regulamentar as relações entre as Ifes e as Fundações de Apoio, as Universidades estabeleçam normativos internos de normatização, dando origem à recém-aprovada Resolução 17/11 do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad).
Os participantes receberam na entrada do evento uma cartilha contendo um Manual de Orientação a respeito das mudanças advindas da nova Resolução. Segundo a pró-reitora de Planejamento Lúcia Montanhini, a determinação implica em alterações nos procedimentos de formalização e controle dos projetos desenvolvidos, logo o seminário foi realizado para que os professores não habituados às formalidades agora exigidas pudessem esclarecer suas dúvidas. Além disso, o encontro também teve a intenção de guiar a comunidade no sentido de como realizar o controle social adequado, conforme os trâmites legais.
O reitor Zaki Akel Sobrinho afirmou que o relacionamento com as Fundações de Apoio é essencial, visto que a UFPR possui uma vasta relação de funcionários qualificados, potencial que pode ser colocado à disposição da sociedade mediante os projetos desenvolvidos ao lado destas fundações. Zaki ainda acrescentou que a transparência dos investimentos da Universidade para com a sociedade é indispensável, e que o controle social é uma forma de assegurar que ela se realize.
Participaram também da mesa o vice-reitor Rogério Mulinari, o diretor superintendente da Funpar Paulo Melo Garcia e a diretora do Setor de Tecnologia da UFPR Arislete Dantas de Aquino.
Por Amanda Pofahl, com orientação de Lais Murakami
Veja a reportagem da UFPRTV:
http://200.17.241.76/content?vspace=1307&cid=20935952