logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário internacional reúne professores de música

Autoridades durante a abertura do evento

Cerca de 250 educadores do Brasil e de vários outros países participam esta semana do Seminário da “ International Society for Music Education – Music int the Schools & Teacher Education Commission”. O evento foi aberto na manhã desta terça-feira, dia 15, no Teatro da Reitoria, e terá atividades até dia 18. A Mistec – Música nas Escolas e Formação de Professores – é uma das comissões mais antigas da ISME – Associação Internacional de Educação Musical, fundada em 1953. O foco do Seminário Mistec, realizado a cada dois anos, é o estudo de temas sobre educação musical nas escolas, currículos, avaliação e formação de professores. Em 2014, acontece a vigésima edição do evento. Estão participando educadores do Brasil, Canadá, Austrália, Quênia, EUA, Espanha, Grécia, Israel, Inglaterra e Suécia. A realização conjunta é assinada pela UFPR, Unespar/Embap.
Emily Akuno

Durante a abertura, a professora Emily Akuno, da Kenya Polytechnic University College, de Nairobi, Quênia, destacou a importância da troca de experiência entre os participantes . A professora Rosane Cardoso de Araújo, do Deartes/UFPR, integrante da comissão organizadora, observou que a apresentação de trabalhos científicos vai permitir o aprofundamento das reflexões sobre os temas que abrangem o ensino e a formação dos professores. A cerimônia terminou com a apresentação do coral infantil do Projeto Música no Bairro, projeto de extensão da Embap.
Coral do projeto Música no Bairro

Programação
A programação científica do evento inclui a apresentação de vários trabalhos, entre eles “O efeito da idade e do contexto musical na verbalização das crianças em idade escolar e respostas áudio-gráficas enquanto ouvem música clássica para crianças”, “A evolução da preparação do educador musical centrada no aluno: um estudo de caso” e “O impacto das alterações no currículo e avaliação sobre os professores de música e o ensino em Aotearoa Nova Zelândia”, entre vários outros. A programação completa está disponível no lonk: http://www.humanas.ufpr.br/portal/artes/files/2013/11/PROGRAMME-final-29-june-72.pdf.

(crédito das fotos: Marcos Solivan)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...