ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário internacional na UFPR aborda a Educação Infantil

Abertura do Seminário Internacional sobre Educação Infantil
Abertura do Seminário Internacional sobre Educação Infantil
O Seminário Internacional sobre “Avaliação como Promoção da Qualidade: Política e Formação na Educação Infantil” iniciou nesta quarta-feira (21) e vai continuar até quinta-feira (22), na Sala Homero de Barros, 1º andar do Edifício D. Pedro I, durante os períodos da manhã e tarde. O seminário está vinculado à cooperação internacional entre quatro universidades brasileiras e a universidade italiana de Pavia no que diz respeito ao Projeto “Formação da Rede em Educação Infantil”: MEC/UFPR/UFMG/UFRJ/UDESC/UNIPV.

Na oportunidade, estão presentes pesquisadores brasileiros e também italianos, entre eles as professoras Anna Bondioli, Donatella Savio, ambas da Università degli Studi di Pavia e Elena Mignosi da Università degli Studi di Palermo; Fúlvia Rosemberg da PUC de São Paulo; Rita Coelho do MEC; Jorge Abrahão do Ministério do Planejamento; o vice-reitor da Universidade de Pavia, Itália Gianni Vaggi, entre outros. A promoção é do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (Nepie/UFPR), em parceira com o Setor de Educação e o MEC.

Proposta – A ideia principal do encontro é discutir os critérios de avaliação da Educação Infantil como proposta de política pública nacional, visando a melhoria da qualidade de oferta das práticas da área, explicou a professora Catarina Moro do Setor de Educação da UFPR e uma das organizadoras do evento. Por ocasião da abertura, a coordenadora do Nepie professora Gizele de Souza destacou a iniciativa como uma ação coletiva do núcleo: “é o estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais”, explicou citando a presença da Universidade italiana de Pavia.

Ainda a diretora do Setor de Educação da UFPR, professora Andrea Caldas, enfatizou o crescimento e a importância da relação entre o “chão de escola” e as demais práticas de ordem social, tornando o segmento da Educação bastante amplo, tanto no setor como na universidade. Já a professora Rita Coelho do MEC comentou o esforço do ministério no sentido de estabelecer diálogos com as universidades e as instituições de ensino comprometidas com a elaboração da política pública na área da Educação Infantil. O vice-reitor da Universidade de Pavia, Itália, também reforçou o esforço conjunto de todos os atores comprometidos em fazer fluir o tesouro que está dentro dos pequenos, o conhecimento. Finalizando, o reitor Zaki Akel Sobrinho refletiu sobre o momento de internacionalização que a universidade está vivenciando, fator essencial para a integração e interação com todos os níveis de ensino. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.nepie.ufpr.br.

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...