“Consideramos a Extensão Universitária um processo fundamental na democratização do conhecimento. No entanto, o desafio de vencer com efetividade a realização de ações conjuntas entre a universidade e a sociedade de modo prático e mensurável, permanece. A afirmação é da coordenadora técnica cientifica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) Débora Bernett, convidada para a Reunião das Fundações de Fomento que desenvolvem ações junto às universidades do sul. A reunião integra o “32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul” (Seurs) que inicia a partir desta quarta-feira (10) e prossegue até o dia 12 de setembro, no Centro de Eventos Sistema Fiep, localizado na Avenida Comendador Franco, 1341, e no campus do Jardim Botânico.


“A Fapesc apoia o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) que envolve a Extensão Tecnológica atingindo resultados consideráveis. Dos 22 estados que participaram da primeira versão do Sibratec, em 2009, dois deles obtiveram seus convênios renovados para uma segunda etapa em 2014 – as redes de São Paulo e Santa Catarina”, complementou a coordenadora. Ainda segundo ela, programas como esse propiciam a criação coletiva participativa; compartilham o ensino e a pesquisa com a sociedade por meio da consolidação da rede como um dos principais caminhos para transformar “um pouco mais” a realidade social. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.proec.ufpr.br/seurs/links/programacao_geral.html.
Na pauta do evento, temas de interesse na área como “Pesquisa, Extensão e Interdisciplinaridade no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE)”; “Integração entre Extensão e Ensino nos Cursos de Graduação”, além de oficinas; mini-cursos (áreas de Educação e Direitos Humanos); mesas redondas e apresentação de trabalhos. Simultaneamente, serão realizadas algumas atividades paralelas como o “Fórum das Revistas de Extensão”.