logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário de Extensão Universitária da Região Sul está com inscrições abertas para ouvintes

A 32ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) que acontece entre os dias 10 e 12 de setembro, em Curitiba, no campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) está com inscrições abertas para ouvintes até o dia 13 de agosto ou enquanto durarem as vagas. Os ouvintes podem acompanhar a programação e as atividades do seminário.

Sobre o 32º SEURS

A cada edição do seminário uma nova sede e novos organizadores são escolhidos. Este ano o evento é realizado pela UFPR, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e a Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.

O tema desta edição será “A extensão nos cursos de graduação: creditação, curricularização e integração”. A escolha considera o debate realizado nos últimos eventos nacionais e internacionais de extensão universitária, consubstanciado na proposta do Plano Nacional de Educação – PNE, propondo a integração e articulação efetiva da extensão co

m os cursos de graduação.

Além do debate sobre o tema central do evento, o SEURS se configura como espaço de aprendizagem e de intercâmbio de conhecimentos e metodologias entre extensionistas das universidades públicas da região sul, por meio de minicursos, oficinas, comunicações orais e apresentações culturais, promovendo também a integração dos participantes e das universidades com a comunidade.


Fandango

O tema cultural do evento será o fandango paranaense. A expressão cultural, em sua origem, estava vinculada à organização de trabalhos coletivos, como mutirões para fazer os roçados, as colheitas, ou a construção de benfeitorias. Nessas ocasiões, segundo alguns historiadores, o responsável pela organização desse trabalho coletivo costumava oferecer aos ajudantes, ou voluntários, um fandango, ou seja, uma espécie de baile acompanhado de comida boa e farta. Assim, o fandango era uma das principais formas de socialização dessas comunidades, fazendo parte de diversas festas populares e religiosas, como batizados e casamentos.

Inspiradas no espírito do fandango, as instituições organizadoras do seminário convidam as universidades públicas da região sul a participarem deste evento e aguardam a suas delegações.

 

Serviço

Data para inscrição de ouvintes

Até dia 13 de agosto, ou enquanto durarem as vagas

Site do evento, com formulário de inscrição

Clique aqui

Programação:

Clique aqui

Local

Campus Jardim Botânico – UFPR – Av. Lothário Meissner, 632  – Jardim Botânico

FIEP – Av. Cândido de Abreu, 200   – Centro Cívico

por Rodrigo Choinski

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...