logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Seminário comemora os 22 anos da Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento

Professora Naína Estades fala durante a solenidade de abertura (foto Leo Bettinelli)
Professora Naína Estades fala durante a solenidade de abertura (foto Leo Bettinelli)

Começaram hoje as comemorações dos 22 anos da Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR. A solenidade, realizada no Auditório novo do Setor de Ciências Agrárias, contou com a presença de autoridades, convidados, professores, alunos e ex-alunos e técnicos administrativos. A atual coordenadora do programa, professora Naína Pierri Estades, ressalta o pioneirismo do projeto, não apenas pela temática, mas ao propor uma abordagem interdisciplinar e enfrentou muita resistência entre defensores das estruturas disciplinares.

“Reunimos docentes e abordagens antes isoladas, com objetivo de atender demandas de formação de alto nível para profissionais dos órgãos públicos, docentes e lideranças de movimentos sociais. Por isso começamos logo com o doutorado”, ressalta ela. O mestrado foi criado apenas em 2010. Até agora, o programa formou 137 doutores e 28 mestres, em quatro linhas de pesquisa: Epistemologia Ambiental; Ruralidades, Ambiente e Sociedade; Urbanização, cidade e Ambiente Urbano, e Usos e Conflitos dos Ambientes Costeiros.

A criação do PPGMade contou com o esforço de professores brasileiros em cooperação de professores franceses das universidades de Paris e Bordeaux. Uma das mais significativas contribuições foi da professora Magda Zanoni, da universidade de Paris 7, falecida este ano e homenageada no evento.

Ainda na solenidade pela manhã, estiveram presentes o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Sergio Silveira; o representante do Comitê de Ciências Ambientais da Capes, Carlos Alberto Sampaio, o representante do Parque Tecnológico Itaipu Binacional, Rafael de Aguiar Gozelez, o professor da Universidade Nacional Autónoma do México, Enrique Leff e a vice-coordenadora do PPGMade, Cristina de Araújo Lima. Após a abertura, o professor da UFPR Dimas Floriani, em nome dos demais docentes da pós-graduação, apresentou um histórico do programa.

Programação
As comemorações do aniversário do PPGMade continuam hoje. Às 15 horas, haverá uma homenagem à professora Magda Zanoni e a outros docentes e técnicos do curso. E às 18 horas, será servido um coquetel aos convidados e haverá lançamento de livros, no hall do auditório (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral).

Na quinta-feira, dia 15, a partir das 9 horas, acontece o seminário acadêmico com o tema “Ontologia política, imaginários sociais e sustentabilidade da vida, com participação do professor Enrique Leff, da Unam (México). A apresentação, no auditório do prédio da administração do Setor, será seguida de um debate. Às 14 horas, um novo seminário vai abordar “Bem viver para a próxima geração: entre a subjetividade e o bem comum a partir da perspectiva da Ecossocioeconomia”, com a presença do professor Carlos Alberto Cioce Sampaio. Às 18 horas, estão previstas atividades culturais.

Mais informações são obtidas no site: http://made22anos.wix.com/evento.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...