logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Semana de Integração das Tecnologias e Educação Aberta do Paraná promove parceria entre as IFEs

Na UFPR, o evento acontece no Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Imagem: Marcos Solivan

Entre os dias 24 e 28 de novembro será realizada a Semana de Integração das Tecnologias e Educação Aberta do Paraná (Siteap), entre a UFPR, UTFPR, IFPR e Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed-PR). O objetivo dessa ação é integrar a educação mediada pelas tecnologias digitais e agregar para o desenvolvimento profissional docente nos vários níveis da educação.

O evento acontecerá em vários locais: dias 24 e 25 no campus Jardim Botânico da UFPR, dia 26 no Instituto Federal do Paraná, 27 na Secretaria de Estado da Educação e no último dia, 28, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O primeiro dos debates do dia de abertura é a respeito do Curso Massivo Online Aberto (MOOC), que contará com a presença do diretor geral da Universia, Luis Cabanã, professora da UEM e pós-doutorada da Open University, Itana Maria Gimenes, e Manuela Raposo Rivas, da Universidade de Vigo, Espanha. A segunda mesa, discute o Recurso Educacional Aberto (REA), e traz duas professoras da UFPR, Núria Pons Vilardell Camas e Elaine de Cacia de Lima Frick, a representante do REA Brasil, Débora Sebrian, e Iolanda Bueno Camargo Cortelazzo, da UTFPR.

Para o dia 25, a organização reservou workshops com os mais variados temas, com número de vagas limitadas. A programação começa vai das 9h às 12h e das 14h às 17h. Tanto as mesas de discussão quanto os workshops serão realizados no Auditório Prof. Ulysses de Campos, a partir das 9h, no campus de Ciências Sociais Aplicadas.

Na quarta-feira (26), no Instituto Federal do Paraná, campus Rebouças, acontecerá o I Seminário Cultura Digital, Conhecimento e Novos Cenários de Ensino. As palestras abordarão temas como integração de professores as tecnologias, relação da mídia com a educação e outros.

A Semana Integrada continua no dia 27, na Seed-PR com o I Seminário de Inovações Tecnológicas. Diversos professores, da UFPR e da UTFPR, assim como profissionais da secretaria, participam do “Aprendizagem da Siteap”. Os workshops atuam no compartilhamento de conhecimentos e experiências a respeito da integração das tecnologias digitais com enfoque na educação aberta, para que esta torne-se uma ferramenta viável ao público de interesse.

No último dia, sexta-feira (28), o campus da UTFPR no bairro Rebouças sediará o I Encontro de Práticas Pedagógicas de Produção e Utilização dos Recursos Educacionais Digitais. Com ínicio previsto para as 9h, a primeira mesa-redonda terá como tema “Tecnologias digitais: novas possibilidades para a aprendizagem”, seguida pela discussão “Formação profissional docente para mediação de aprendizagem com recursos digitais”. O encerramento da programação está previsto para as 16h.

A Siteap é, ainda, uma oportunidade de consolidar a parceria entre as Instituições de Ensino Federais (UFPR, UTFPR e IFPR) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), com as inovações tecnológicas voltadas ao ensino. Serve também como momento para os lançamentos do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (PPPREA) do REA no repositório digital da UFPR e da UTFPR.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui até dia 23 de novembro, domingo. A programação completa está disponível aqui.

Por Franciane Martins (sob a orientação de Jéssica Maes)

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...