logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Semana da Consciência Negra: MAE-UFPR traz série de atividades culturais em Paranaguá

Semana da Consciência Negra - MAE-UFPR

Além da programação que acontece em Curitiba, de 25 a 30 de novembro, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) apresenta em Paranaguá uma série de exposições, palestras e oficinas. Trata-se da “Semana da Consciência Negra MAE UFPR  2014 – Novos Olhares, Outros Sentidos”. O tema proposto tem como objetivo refletir sobre as africanidades a partir de aspectos culturais, relacionados às artes dos diferentes grupos étnicos africanos, bem como de manifestações criadas e recriadas em solo brasileiro. “Novos olhares, outros sentidos é um convite ao público para experimentar, através de todos os sentidos, propostas dentro do tema, e ampliar o conhecimento sobre a cultura africana e afro-brasileira” explica Ana Luisa de Mello, Coordenadora do Evento e Museóloga do MAE.

Atividades da semana em Paranaguá

As atividades da Semana se iniciam às 13h da terça-feira, dia 25, com o primeiro módulo da Oficina de Contação de Histórias seguida da Abertura oficial, às 18h em Paranaguá. Às 18h30min será iniciada uma Roda de Conversa sob o tema “Novos Olhares, Outros Sentidos” com Neli Gomes da Rocha (Doutoranda do curso de Pós-graduação em Sociologia da UFPR, Pesquisadora de Relações Raciais no Brasil e participante do Núcleo de Estudos Afro brasileiros NEAB/UFPR), Débora Pereira (Assistente Social, Trançadeira e Pesquisadora de Relações Raciais no Brasil), Edicélia Souza (Educadora e Presidente do Movimento Negro de Paranaguá), Noemi Santos (Mestre em História pela UFPR) e Jorge Santana (Historiador).

Na quarta-feira, dia 26, às 19h será apresentada a palestra “Comunidade Terreiro: uma herança africana” com  Marliese Vicenzi,  Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER/UFSC). Em seguida, às 20h, está prevista a participação do Bando Boca de Fogo e Convidados para uma Roda de Samba.

No dia 27, quinta-feira, está prevista, das  9h às 11h30, a Oficina de Tranças “ORI – Entre o estético e o político” de William Barbosa, professor do curso de Pedagogia UFPR e Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro brasileiros NEAB/UFPR). Das 9h às 10h e das 14h às 15h acontece também a “Contação de histórias africanas para alunos de ensino fundamental”. No final da tarde,  às 18h30, o dia é encerrado com uma sessão especial do CineMAE  com o palestrante William Barbosa e a exibição do filme “CAFUNDÓ”, que conta a lenda do Preto Velho, cujo personagem principal é interpretado por Lázaro Ramos.

 

Na sexta-feira, dia 28 de novembro, das 13h às 17h é apresentado o segundo módulo da Oficina de Contação de Histórias. Às 18h30min, está previsto o Encerramento da Semana com a Oficina “CRESPOS: Imaginário social da estética negra no Brasil”, com a palestrante Neli Gomes da Rocha.
Durante todos os dias em que acontecem as atividades, de 25 a 30 de novembro, uma série de mostras e exposições estarão acontecendo no Antigo Colégio dos Jesuítas em Paranaguá: a Mostra Coletiva do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR Setor Litoral, a Exposição Comunidade terreiro: uma herança africana (da Fotógrafa Marliese Vicenzi), e a Exposição Negritude na terra das araucárias (dos fotógrafos Ana Esperança, Luciana Tavares, Natália Luiza, Niceli Silva, Neli Gomes da Rocha e Ramiro Gabriel Garcia). Para participar das oficinas, o interessado deve se inscrever gratuitamente pelo telefone (41) 3721-1200.

Ônibus para Paranaguá

A UFPR disponibilizará gratuitamente um ônibus para todos os interessados em participar dos eventos em Paranaguá. Os ônibus saem dos dias 25 a 28, sempre às 15h do Campus Juvevê da UFPR e às 15h30 em frente à Reitoria da UFPR, na rua General Carneiro, em Curitiba-PR. A saída de Paranaguá de retorno está agendada para às 21h30 e tem previsão de chegada em Curitiba às 23h. As vagas são limitadas, e o interessado deve encaminhar seu Nome Completo, RG e CPF para maert.ufpr@gmail.com até às 17h do dia anterior da data desejada de partida para poder pegar o ônibus.

Dia da Consciência Negra

Em 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra, uma homenagem a Zumbi dos Palmares, morto neste dia no ano de 1695, símbolo da resistência africana à escravidão. Durante todo o mês de novembro várias instituições culturais e educacionais, bem como entidades ligadas a movimentos sociais, se propõem a refletir sobre diversos aspectos relacionados ao espaço do negro em nossa sociedade. Desde 2011 o MAE UFPR promove apresentações artísticas, palestras e debates relacionados ao tema nesta época do ano.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...