

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, esteve reunido nesta sexta-feira (11) com o novo secretário municipal de Saúde. Adriano Massuda foi um dos seis professores da UFPR escolhidos pelo prefeito Gustavo Fruet. Compareceram também o superintendente de Gestão da Secretária de Saúde, Nilton Pereira, e o Diretor da SUEC (Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba).
Durante a reunião o secretário disse que pretende ser um representante da UFPR na Secretária de Saúde, e que a universidade é estratégica como formadora de profissionais que atuarão na saúde em Curitiba. “Precisamos reconstruir um pacto entre a UFPR e a Secretaria para que a universidade disponibilize profissionais de saúde para o município, em especial médicos, esta é a prioridade número um. Desta forma implantaremos projetos, em que os hospitais voltarão a se tornar referência para as Unidades de Saúde (US) 24 horas”, disse Massuda.
O secretário também propôs a abertura de mais espaço para os alunos nas Unidades Municipais de Saúde.”Pretendemos trabalhar em rede de integração entre as Unidades de Saúde 24 horas, UFPR e outras Universidades, principalmente na área de ortopedia”, disse o secretário.


O reitor da UFPR disse que a universidade está aberta para construir parcerias oferecendo o que a instituição possui. “Está na hora de propor novas estratégias, queremos discutir sobre as necessidades da nossa Capital, do Paraná e do Brasil, este é realmente um momento de parceria. Fico contente em ver que a UFPR está sendo novamente integrada como celeiro de talentos, pois participamos de todos os grandes momentos do estado”, disse Zaki Akel.
O Secretário comentou também sobre o aproveitamento da estrutura da UFPR em parceria com a prefeitura. “Dispomos de uma boa estrutura e de excelentes profissionais na universidade, precisamos viver um novo ciclo virtuoso e aproveitar esta UFPR centenária”, disse o Secretário. Adriano Massuda disse ainda que, “a estrutura de saúde de Curitiba é muito boa, o que precisamos é reconstruir relacionamentos com as Universidades”.
Zaki Akel viu a parceria como mais um possibilidade para que a universidade cumpra ainda mais seu papel social e de formação. “Com esta parceria poderemos ampliar a assistência à comunidade, convergindo também para a ampliação de melhorias na formação de nossos alunos da área de saúde”, disse o reitor.
“Conte comigo em defesa do HC, assim como para todo o campo de saúde da UFPR. Podemos criar um sistema de saúde escola, com a integração de Hospitais Universitários, Secretária Municipal de Saúde e alunos, pois temos todo o potencial para concretizar este projeto”, disse Secretário.
O secretário deve visitar o Hospital de Clínicas na próxima semana com o vice reitor Rogério Mulinari. Massuda disse também que não existe ensino de qualidade sem assistência de excelência, por isso é importante o apoio e parceria da UFPR.
Flaécia Gomes, sob orientação de Ana Paula Moraes