logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

SBPC divulga moção contra proposta que tira dois campi da UFPR para formar nova universidade

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou nesta segunda-feira (14) à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, ao Ministério da Educação e ao governo do Paraná moção em que se posiciona contra a proposta de criação de uma nova universidade federal do Paraná, a partir da desagregação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana  (Unila) e da incorporação de dois campi da UFPR (Palotina e Toledo). A moção foi aprovada durante a Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, realizada no dia 20 de julho em Belo Horizonte.

A proposta que cria a Universidade Federal do Oeste do Paraná  é de autoria do deputado federal Sérgio Souza e foi apresentada por meio de emenda aditiva à Medida Provisória nº 785/2017. O documento da SBPC afirma que a emenda “elimina a identidade integracionista dos países que podem inserir seus estudantes naquela universidade e a transforma em uma instituição regional do Oeste do Paraná” e lembra que “além de afetar a Unila, a proposta amputa a UFPR de dois de seus campi, sem qualquer ampliação efetiva do ensino superior,.

“Ela interfere nos princípios de autonomia da universidade que são garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pela Constituição Federal, uma vez que não houve qualquer debate com a sociedade e com as universidades envolvidas nesta proposta. Se tal transformação ocorrer, os estudantes não brasileiros terão que retornar a seus países sem o diploma”, alerta a moção.

Leia aqui a íntegra do documento.

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...