RU da UFPR é um dos mais baratos entre as federais; abastecimento de carne e hortis já está normalizado

22 junho, 2015
17:07
Por
0
UFPR

Levantamento divulgado hoje (dia 22) pela Pró-Reitoria de Administração revela que o valor cobrado dos alunos pelas refeições no restaurante da UFPR é o quarto mais barato entre 20 universidades federais pesquisadas. Nos oito RUs da UFPR (quatro em Curitiba e outros quatro nos campi do Interior do Estado), o valor do jantar/almoço para os estudantes é de R$ 1,30. O valoer pago pelo café da manhã é de R$ 0,50.

Função social

A UFPR tem oito restaurantes universitários – quatro deles em Curitiba e outros quatro nos campus de Palotina, Jandaia do Sul, Pontal do Paraná (o Centro de Estudos do Mar) e Matinhos. Com 305 funcionários, eles servem 10,5 mil refeições por dia, de segunda à sexta-feira – o RU Central, porém, funciona de segunda a domingo. Do total de beneficiados, 1.596 alunos possuem fragilidade econômica e 691 são cotistas, que dependem exclusivamente dos RUs para se alimentar. Portanto, têm alimentação totalmente gratuita, auxiliando sua permanência na UFPR, bem como apoiando e garantindo a conclusão dos seus cursos.

“Isto comprova que os restaurantes da UFPR cumprem uma importante função social, em benefício dos alunos que mais precisam”, avalia o diretor dos RUs, Lineu dal Lago. Ele explica também que, além do preço baixo, os restaurantes da UFPR receberam várias melhorias, para garantir melhor atendimento aos usuários. Entre elas, a reformulação da central de gás e a adequação do RU Central às exigências estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

Abastecimento normalizado

A divulgação do levantamento coincide com a normalização do abastecimento de carne nos restaurantes universitários da UFPR, nesta segunda-feira (dia 22). O problema foi causado por um atraso no repasse de recursos financeiros por parte do Ministério da Educação.

Isto levou a Pró-Reitoria de Administração a promover contratação emergencial para a compra de insumos, garantindo a normalização do abastecimento.

O fornecimento de hortifrutigranjeiros foi normalizado já na quarta-feira da semana passada (dia 17). O problema ocorreu devido à greve de servidores, que teve a adesão do serviço de Nutrição dos restaurantes universitários. Isto tornou impraticável a compra destes produtos, que são perecíveis.

Por esta razão, a Pró-Reitoria de Administração adotou um esquema emergencial de trabalho para contornar o problema e voltar a abastecer os RUs de hortifrutigranjeiros, oferecendo saladas e sobremesa (frutas).

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]