Divulgados recentemente, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná de 2012 demonstraram que o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio está bem abaixo do desejável. Também foi ressaltada pela superintendente da secretaria a necessidade de inserir o Pibid nas discussões e deliberações do “Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente”.
Assuntos – Na pauta dos representantes do programa no Paraná, os preparativos para a realização do “II Fórum de Áreas do Pibid no Estado”: convite para que a superintendente e o secretário da Educação Flávio Arns tomem parte na sessão plenária do fórum, ao lado dos pró-reitores de graduação das instituições de Ensino Superior participantes do programa. A proposta dessa sessão é abordar o tema geral do evento: “O lugar do Pibid numa política estadual de formação de professores”.
Além disso, os coordenadores também se dispuseram a comparecer ao “Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente” e constituir um grupo de trabalho para estreitar o relacionamento com a Seed. Nesse sentido, ao final do encontro ficou acordado que, no mês de agosto, estará em funcionamento uma página do Pibid no site geral da secretaria. Além da professora Eliane, participaram da reunião o diretor de Políticas e Programas Educacionais da Seed, professor Eziquiel Menta e os professores coordenadores institucionais do programa Carla Holanda da Silva (Universidade Estadual do Norte do Paraná); João César Guirado (UEM); Ana Lúcia Bacon (UEPG); Awdry Miquelin (UTFPR); Karina Beckmann (Unicentro); Márcia Stentzler e Dulcineia Galliano (Universidade Estadual do Paraná); Eduardo Barra (UFPR); Vera Lucia de Oliveira Bahl (UEL) e Maria Lucia Buher Machado (IFPR).
Pibid – Mantido pela Capes, o Pibid é uma iniciativa para o aprimoramento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa concede bolsas aos alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica. O objetivo é que os alunos desenvolvam atividades didáticas e pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.